Conter a onda de aglomerações requer muito trabalho por parte das administrações municipais.
O DS traz, na edição desta quinta-feira (18), a situação da taxa de isolamento. Ou seja, a porcentagem de pessoas que está respeitando as restrições mais rígidas do governo estadual.
O problema maior, no entanto, se dá pela prática de festas clandestinas, dos quais estão sendo investigadas em todos os municípios com apoio das Guardas Civis Municipais (GCMs).
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando reunião realizada entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e os responsáveis pelos Comandos de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-7 e CPA/M-12), que atuam na área abrangida pelo consórcio.
A discussão é em torno da possibilidade de reforço do apoio da PM na fiscalização das medidas restritivas impostas pela fase emergencial do Plano São Paulo, bem como ao “toque de recolher”, vigentes em todo o Estado e que seguem até o dia 30 de março.
É importante também que exista, por parte da população, uma maior conscientização. Hoje as duas únicas maneiras de evitar a doença é tomando a vacina e se isolando em casa para evitar aglomerações entre as pessoas.
Portanto, com o reforço do apoio da PM, em especial aos finais de semana e no período noturno, será possível intensificar ainda mais a fiscalização nos municípios, principalmente nos menores, que não possuem Guarda Municipal e que contam com equipes pequenas de fiscalização.
Não há dúvida de que a estrutura de saúde está muito enxuta e muitas vezes o servidor chega em um veículo comum para a abordagem e acaba sendo confrontado pela população que está em desobediência com os decretos do Estado e do município.
Daí o apoio da PM é imprescindível para fortalecer a atuação.
A polícia garante estreitamento maior com as prefeituras, com a abertura de um canal de comunicação direto da PM com as secretarias de segurança pública e equipes de fiscalização dos municípios.
É importante que as medidas de restrições sejam tomadas de forma direta para evitar a proliferação da doença.
Lamentavelmente com a falta de conscientização da população, a fiscalização deve aumentar para garantir que as medidas de restrições sejam eficazes.