sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Amigas da Internet

28 dezembro 2021 - 05h00

Na semana passada foi divulgado o Ranking das Cidades Amigas da Internet.
O levantamento identifica, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações, por meio de políticas e ações públicas que facilitem a instalação de infraestrutura (antenas e redes fixas). As cidades amigas da Internet são aquelas que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia no licenciamento.
O DS trouxe reportagem mostrando que Suzano atingiu posição de destaque no ranking nacional Cidades Amigas da Internet 2021. O estudo das condições para implementação e uso dos serviços via web no País deixou o município entre os dez primeiros colocados, a melhor colocação registrada em sua história, graças às práticas implementadas para aprovação de projetos e avanços tecnológicos.
A iniciativa foi organizada pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), pela Conexis Brasil Digital e pela Teleco Comunicações. O ranking Cidades Amigas tem como objetivo identificar os 100 maiores municípios brasileiros quanto ao estímulo às telecomunicações por meio da elaboração de políticas públicas que incentivem a instalação e o uso destes serviços.
Suzano ficou em oitavo lugar, figurando à frente das três maiores capitais do Brasil: Rio de Janeiro (17º), Belo Horizonte (23º) e São Paulo (24º). No Alto Tietê, foi a que alcançou o melhor índice e no Estado está atrás apenas de São José dos Campos (2º) e Santo André (7º).
Recentemente, criou a lei municipal nº 5.236/2020, que garantiu a instalação de estruturas de suporte à Estação de Rádio-Base (ERB), bem como antena de menor porte e custo denominada “Biosite”, para receber a mais nova tecnologia de dados móveis, sendo uma das cinco cidades paulistas aptas a receber antenas 5G. O fato é considerado uma das grandes conquistas, pois irá gerar maior otimização de recursos e serviços para a população.
A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos, o e-mail, as redes sociais, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.
Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. 
Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.
Por tudo isso, a internet também é fundamental para as administrações públicas.
No caso de Suzano, a cidade foi destaque por suas inovações com a velocidade para conferência e aprovação de projetos, fazendo com que subisse 65 posições em relação ao ranking de 2020, quando o município ocupava a 73ª colocação em âmbito nacional.