Envie seu vídeo(11) 97569-1373
Sintonize nossa Rádio101.5 FMClique e ouça ao vivo
Quinta 23 de Novembro de 2017

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/11/2017
mrv

Deputados federais dão ao governo nota mais baixa que eleitores

08 MAR 2015 - 08h00

Os deputados federais têm uma avaliação mais pessimista do desempenho do governo Dilma Rousseff (PT) que a média do eleitorado brasileiro. Quase metade dos parlamentares ouvidos pela consultoria Arko Advice classifica a política econômica da presidente como ruim ou péssima.



De acordo com o levantamento da consultoria, os 102 deputados entrevistados deram uma nota média de 3,8 ao governo Dilma, um ponto a menos do que a nota dada pelos eleitores ao desempenho da presidente na mais recente pesquisa do Datafolha, feita entre 3 e 5 de fevereiro deste ano. A nota 4,8 registrada no levantamento é a pior desde a primeira posse da petista, em janeiro de 2011.



"Os deputados, em geral, captam muito bem o sentimento popular, embora nem sempre essa correlação esteja presente", diz o analista sênior da Arko Advice, Cristiano Noronha. Ele lembra que, em dezembro de 2012, enquanto a popularidade de Dilma estava em alta, na Câmara o governo conseguia apenas 23% de apoio dos deputados na votação de projetos de lei de interesse do Executivo.



"Às vezes, a aprovação popular é alta, mas há um nível de estresse grande entre o governo e o Congresso. Agora, há uma convergência", explica Noronha. Para o analista da Arko, é "muito ruim" a combinação de popularidade em queda entre os eleitores e desaprovação grande dos políticos. "Isso acaba fragilizando a posição dela para aprovar medidas duras”.



Política econômica



A pesquisa também mostrou que 64% dos deputados ouvidos desaprovam a maneira de Dilma administrar o País. Na pesquisa da consultoria política, 49% dos deputados federais ouvidos avaliaram a política econômica do atual governo federal como ruim ou péssima, 11% disseram que essa política é ótima ou boa, 35% disseram ser regular e 5% não souberam ou não responderam.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias