sábado 24 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Polícia

Romu estoura desmanche com 15 veículos roubados

Crime foi descoberto no começo da noite de segunda-feira (19/12) em um imóvel

20 dezembro 2022 - 22h00Por de Suzano
Um desmanche de veículos roubados foi descoberto nesta segunda-feira (19/12) por agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, durante patrulhamento na rua do Centro, no bairro Chácaras São Judas Tadeu, distrito de Palmeiras.
 
A maioria dos assaltos não ocorria em Suzano, mas sim nas cidades do ABC Paulista, sendo que o imóvel encontrado servia para o corte de peças para serem vendidas como reposição no mercado automotivo ilegal. No total, foram localizados 15 veículos parcialmente desmontados na propriedade, além de diversas partes que já haviam sido retiradas. O caso foi registrado na Delegacia Central de Polícia e pode indicar a atuação de uma quadrilha especializada em roubo de automóveis para o comércio ilegal das peças.
 
Foi durante patrulhamento, por volta das 18h30, que a equipe da Romu percebeu três homens fugindo ao notarem a aproximação da viatura. Entretanto, os suspeitos correram para dentro do imóvel onde funcionava o desmanche. O trio foi abordado e um deles confessou que estavam ali para organizar e cortar os veículos, sendo que para isso receberiam o valor de R$ 200 por cada um.
 
Os suspeitos foram detidos ainda no local, porém os agentes efetuaram uma análise do espaço e constataram a existência dos 15 veículos e de peças como rodas, portas, lanternas, carcaças e um automóvel utilizado para o transporte de peças. Devido à magnitude da ação, os guardas solicitaram apoio, também da Romu.
 
Uma vez que ficou claro que a atividade do desmanche era irregular, os agentes fecharam o imóvel e uma equipe permaneceu para preservar o local até a chegada de peritos da Polícia Civil. Por sua vez, os demais guardas levaram os suspeitos até a Delegacia Central, onde o delegado de plantão deu voz de prisão aos indivíduos, que já tinham passagens pelos crimes de tráfico, roubo e furto. O caso agora deverá ser encaminhado ao Setor de Investigações para que seja apurada a origem do crime e solucionado o caso.
 
A ação protagonizada pela Romu foi elogiada pelo secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, que também destacou a possibilidade de a GCM ter contribuído para a localização de uma provável quadrilha de roubo de veículos.
 
“Só tenho que parabenizar os nossos agentes por essa atuação brilhante que culminou na descoberta do desmanche e na prisão de três suspeitos. Isso é fruto da perspicácia que eles desenvolveram ao longo dos anos, graças a muito treinamento e experiência adquirida no dia a dia”, apontou.
 
“Certamente, esse caso será objeto de investigação por parte da Polícia Civil, porém há alguns elementos que indicam a atuação de uma quadrilha especializada em roubos de carros para retirar peças e vendê-las no mercado de reposição irregular. Fico feliz pelo fato de que estamos contribuindo com as forças policiais de nossa cidade com o objetivo de trazer mais segurança à população”, completou.