sábado 02 de março de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/03/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Caderno de Negócios é lançado e traz retrato das cidades da região

Edição traz retrato da área do Condemat, incluindo dados econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB)

01 dezembro 2022 - 08h00Por da Região
O Consórcio de Municípios do Alto Tietê (Condemat) lançou nesta quarta-feira (30) o Caderno de Negócios em evento realizado em Guarulhos. A publicação, que está em sua segunda edição, traz um retrato da área do Condemat, incluindo dados econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB) da Região que soma mais de R$ 119 bilhões, respondendo por 5% de toda a riqueza produzida em São Paulo, assim como os números de exportação e importação, volume de empregos formais e um perfil das cidades membros do consórcio.
 
A cerimônia contou com a participação dos prefeitos da região, autoridades, além de representantes de diversas entidades, empresários e convidados.
 
O presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti, destaca a relevância do Caderno de Negócios para divulgar os municípios. 
 
"Esse é um mapa do tesouro de como chegar nas cidades e de que maneira investir em cada uma delas. Precisamos pensar estrategicamente como Região e bloco. A melhor política pública que existe é gerar empregos. Para isso, é preciso ser um facilitador de agendas positivas para que os industriais, investidores e comerciantes tenham vontade de investir, gerar emprego, renda e pagar impostos para que as cidades se desenvolvam", destacou.
 
Um dos destaques do lançamento foi a palestra "Cenário econômico global e nacional: impactos e perspectivas para a região em 2023" do doutor em economia e professor associado da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga. "A Região tem uma diversidade tremenda e isso certamente ajuda a enfrentar os choques externos. O Condemat tem um instrumento muito útil no contexto do seu caderno com informações sobre a região. Isso certamente posiciona os municípios de uma forma favorável em termos da competitividade para atrair empresas, pessoas e apoiar o desenvolvimento das cidades", analisou o economista.
 
Prefeitos
 
Os prefeitos acompanharam o lançamento e destacaram os impactos positivos que a publicação terá para atrair investidores e divulgar os atrativos.
 
O vice-presidente do Condemat, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, afirmou que a publicação vai ajudar a impulsionar o turismo. 
 
“Acredito que a cidade será muito beneficiada com um caderno mostrando a importância de Salesópolis no Alto Tietê e no Estado quando o assunto é a proteção dos mananciais e a água”, disse.
 
Segundo o prefeito de Mogi, Caio Cunha, o Caderno de Negócios é um excelente cartão de visitas para a Região. “Sua importância é tão significativa por ter tantas informações das nossas cidades, da economia e de nosso potencial em uma única publicação”, analisou.
 
Para o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a Região tem localização privilegiada. “Esse caderno vai trazer muitas possibilidades de investimento de indústrias, comércios, turismo, mas, especialmente de parcerias”, avaliou.

Deixe seu Comentário

Leia Também