sexta 21 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Central de Monitoramento de Ferraz auxilia em prisões no fim de ano

Central Integrada de Monitoramento conta com 100 equipamentos instalados em 62 pontos estratégicos do município

02 janeiro 2023 - 22h20Por de Ferraz
A Central Integrada de Monitoramento de Ferraz de Vasconcelos teve uma grande atuação nos últimos dias de 2022, identificando, localizando e colaborando para a prisão de criminosos que atuavam ou passavam pela cidade. Todos foram flagrados pelas câmeras de monitoramento do município e reconhecidos pelo sistema Detecta.
 
No primeiro caso um veículo GM/Meriva passou pela câmera fixa da Estrada do Bandeirante sentido Centro de Ferraz de Vasconcelos. Ao ser detectado pelo sistema, os agentes da Central informaram às autoridades policiais e passaram a monitorar o trajeto do veículo. Ao chegar à Rua das Palmeiras, no Jardim Angelina, o criminoso se deparou com uma viatura e agentes, quando foi abordado e preso.
 
Na mesma Estrada do Bandeirante, um Ford Ka Prata que havia sido roubado, foi detectado pelas câmeras. Diante das informações, o veículo passou a ser monitorado e foi abordado pelos agentes na Rua Ministro Marcos Freire, no Jardim Santa Rosa, três indivíduos foram presos, com eles foi encontrada uma arma de fogo.
 
Em outro caso, um veículo Gol passou pela câmera fixa do Cemitério das Palmeiras sentido Centro de Ferraz de Vasconcelos. O sistema da Central de Monitoramento informou que o referido veículo havia participado de um roubo a um caminhão. A Central iniciou o monitoramento do trajeto e viaturas seguiram ao encontro do carro, sendo abordado na Rua Hidelbrando da Silveira, no Jardim São João, um indivíduo foi detido e conduzido ao 1ºDP do Margarida.
 
Mais um carro localizado pelo sistema ferrazense havia sido utilizado por criminosos para roubo em um posto de combustíveis. Ele foi reconhecido pelas câmeras instaladas no Parque Nosso Recanto, dois indivíduos foram encontrados e presos.
 
De acordo com o secretário de Segurança, Dr. Renato Gomes, a Central de Monitoramento tem cumprido um papel importante no combate a criminalidade. “A Central de Monitoramento está auxiliando no combate a criminalidade, nos flagrantes de descarte irregular de lixo, na recuperação de veículos roubados ou furtados, entre muitas outras ações, estamos avançando na área da segurança”, comentou Gomes.
 
A Central Integrada de Monitoramento conta com 100 equipamentos instalados em 62 pontos estratégicos do município, são câmeras fixas e “speed domes” de última geração com tecnologia de detecção facial, reconhecimento facial, inteligência artificial e com um poder de aproximar uma imagem em até 200 vezes.
 
Outro ponto importante da Central de Monitoramento é a possibilidade de interligação do serviço com câmeras de empresas, comércios, escolas e unidades de saúde.