sexta 21 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Com foco na valorização da vida, Suzano prepara ações para o ano

Saúde prevê realização de reuniões em grupo, trabalhos de alerta nas unidades básicas e eventos especiais

03 janeiro 2023 - 22h00Por de Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e da Rede de Atenção Básica, divulgou nesta terça-feira (03/01) o planejamento de ações para este ano. O calendário prevê a realização de atividades específicas para as unidades básicas de saúde (UBSs) e os centros de atenção psicossocial (Caps) para conscientizar e potencializar o combate a conflitos internos e aos danos à saúde mental.
 
O Raps promoverá campanhas e ações específicas para determinados meses, trazendo enfoque especial a temas mais discutidos de acordo com o período do ano. A exemplo, o mês de setembro, marcado pela atenção redobrada e combate ao suicídio, contará com atividades de orientação e direcionamento em cada uma das unidades de saúde municipais, além da realização do 3º Simpósio Intersetorial de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio, evento em que os participantes poderão discutir práticas e experiências bem-sucedidas. Outros trabalhos incluem uma ação especial no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em maio, e a Festa Caipira da Saúde Mental, em junho.
 
As primeiras ações organizadas ocorrem já neste mês, por meio da campanha “Janeiro Branco", com foco no estresse emocional inerente à virada de ano e o início de um novo ciclo. A iniciativa abordará aspectos como a melhor forma de lidar com expectativas, cuidar da organização pessoal, a criação de hábitos mais saudáveis, controlar as emoções causadas pelas experiências prévias e outros assuntos específicos para os públicos.
 
Por sua vez, em fevereiro, o setor de Atenção Básica conduzirá o “Carnaluta”, uma confraternização destinada a usuários, funcionários e familiares dos quatro Caps da cidade. Os participantes terão a possibilidade de conhecer um espaço diferente e, em clima de festa e alegria, valorizar a força das relações e a celebração da luta pela vida. Para esta iniciativa são esperadas cerca de 200 pessoas.
 
De forma intercalada serão realizados trabalhos de formação e atualização em duas áreas benéficas ao trato mental. A primeira consiste na terapia de automassagem, utilizada para gerar relaxamento do estresse de forma individualizada, com reuniões em fevereiro, abril e outubro; por outro lado, a segunda se trata da auriculoterapia, que aplica pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e emocionais.
 
Esta ação será feita em dias específicos de março, junho, agosto e novembro. Ao longo do ano, o setor também organizará reuniões com diferentes turmas de alunos da Guarda Mirim de Suzano (GMS). Serão dois grupos, um por semestre, quatro encontros voltado à orientação e direcionamento da confiança e da autoestima, focando em diferentes dinâmicas para o fortalecimento psicológico dos envolvidos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, os setores designados promovem múltiplas atividades orientativas e recreativas para trazer leveza e conhecimento acerca de temas importantes que podem afetar de forma positiva os munícipes.
 
"Seja em momentos específicos do ano, como nas campanhas do Setembro Amarelo ou no dia a dia, buscamos ter um contato próximo à população para garantir que todos sejam atendidos e superem suas adversidades com a ajuda do próximo”, contou o chefe da pasta.