Até a véspera de Natal (24) as lojas nas cidades do Alto Tietê poderão abrir a partir das 8 horas até as 22 horas. Nos dias 25 e 1° de janeiro o trabalho é opcional.
A medida é do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) que prevê um horário diferenciado para aumentar as vendas de Natal.
Os Shoppings Centers da região também poderão atuar com horário diferenciado, funcionando das 8 às 23 horas.
Com a volta dos casos da Covid-19 na região, o Sincomércio orienta a retomada das máscaras e álcool em gel nos dias de compra.
“A orientação para o uso da máscara é para preservar a saúde da população e também manter as vendas de Natal”, explica o presidente do sindicato, Valterli Martinez.
O Natal é a data mais importante para o comércio e por isso é comum haver alterações no horário de funcionamento das lojas. A alteração também pode ocorrer em outras ocasiões. A proposta está na Comissão Coletiva de Trabalho e está pré-autorizada.
“Isso está com a nossa Comissão Coletiva de Trabalho e está pré-autorizado. Datas como Dia das Mães, Semana do Consumidor e Black Friday, já deixamos pré-definidas”, disse. O comércio prevê um aumento de 12% a 18% nas vendas deste ano. “A comparação é com 2021. Esperamos um aumento nas vendas”, afirma.
O presidente do sindicato explica que os lojistas precisam de um certificado para atuar no Natal. “Só podem trabalhar, com funcionários, mediante a autorização prévia do sindicato. Caso o lojista queira abrir, com apenas ele trabalhando, sem funcionários, pode”, diz.