sábado 02 de março de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/03/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Condemat recebe prêmio do Tribunal de Contas do Estado

Cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (12), na sede do Tribunal de Contas, em São Paulo

12 dezembro 2022 - 22h10Por da Região
Como reconhecimento e valorização dos trabalhos de incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas ações regionais, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê conquistou o segundo lugar no Prêmio Tribunal de Contas do Estado – Boas Práticas ODS. A premiação é a terceira deste ano e mais uma vez veio com o projeto Recicla Cidade, desenvolvido em parceria com a ONG Espaço Urbano e patrocínio da Tetra Pak, com o objetivo principal de fomentar a coleta seletiva na região.
 
A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (12), na sede do Tribunal de Contas, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti; do prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire; do presidente do TCE/SP, Dimas Ramalho; do vice-presidente do TCE, Sidney Beraldo; e de Marcela Pégolo da Silveira, coordenadora do Observatório do Futuro, braço do Tribunal para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.
 
No total 32 projetos de prefeituras e consórcios concorreram à premiação promovida pelo Observatório do Futuro do TCE/SP, que chegou à segunda edição com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas sustentáveis e incentivar ações relacionadas às dimensões econômica, social e ambiental da Agenda 2030. Na classificação final, o Condemat concorreu com os projetos dos municípios de Penápolis e Presidente Epitácio, que ficaram com o primeiro e terceiro lugar, respectivamente.
 
“Este tem sido um dos projetos mais importantes do Condemat, que movimenta e engaja milhares de pessoas da região com o objetivo comum de ampliar e incentivar a coleta seletiva. Para nós é um grande orgulho receber este reconhecimento vindo de uma instituição séria e respeitada como o Tribunal de Contas, o que fortalece nossa atuação em busca do desenvolvimento regional de maneira sustentável”, disse o presidente Guti.
 
O Recicla Cidade foi lançado no início de 2021 com ações simultâneas nos 12 municípios consorciados após experiências bem-sucedidas nos municípios de Guararema e Salesópolis, que receberam o projeto anteriormente, em fase piloto.
 
Ao longo destes dois anos, o projeto vem colecionando números significativos como a criação de 14 lojas socioambientais, que transforma os materiais recicláveis em moedas sociais e permite a troca por itens diversos; mais de um milhão de moedas sociais trocadas; mais de 260 toneladas de embalagens longa vida recuperadas; quase 10 mil pessoas capacitadas nos cursos realizados pela Espaço Urbano; mais de 165 políticas públicas desenvolvidas por meio de legislações, programas e iniciativas pioneiras, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também