segunda 20 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Cultura de Mogi abre três editais para seleção de artistas e artesãos

Interessados já podem realizar a inscrição gratuita de maneira online no site da Prefeitura de Mogi

19 janeiro 2023 - 22h30Por de Mogi
A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes acaba de abrir mais três chamamentos públicos para artesãos, artistas e proprietários de brechós que serão selecionados para compor a programação de atividades culturais de 2023. Os proponentes já podem realizar a inscrição gratuita de maneira online.
 
Para a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, esse é o momento para os artistas e microempreendedores que pretendem atuar juntamente com o poder público, conquistarem esse espaço de visibilidade. "Por meio desses cadastros, vamos selecionar artistas plásticos, artesãos e proprietários de brechós, para trabalharem em conjunto com a administração pública, nos eventos e programações culturais da nossa cidade", comenta Chacon.
 
Artesãos
 
O projeto Mogi Feita à Mão - Feira de Artesanato e Manufaturados abriu nesta segunda-feira (16/01) inscrições para artesãos com intuito de fomentar a atividade em Mogi das Cruzes. O credenciamento gratuito pode ser realizado de maneira online até o dia 29 de janeiro.
 
O edital concederá 30 novas vagas para artesãos e entidades representativas, comercializarem artesanatos em praças públicas, feiras livres, entre outros eventos, de acordo com a disponibilidade da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, residentes ou com sede no município.
 
O programa visa gerar emprego e renda aos microempreendedores e artistas, ao dar visibilidade aos expositores. A previsão é que a lista de propostas admitidas seja divulgada em 3 de fevereiro e do dia 4 ao 8 está estabelecido o prazo de recursos para propostas inabilitadas, a publicação do resultado será feita em 10 de fevereiro. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro será realizada uma análise presencial, pela comissão de avaliação, que levará em consideração critérios estabelecidos pelo edital 003/2023. O resultado final será publicado em 23 de fevereiro.
 
Pinacoteca e Centro Cultural
 
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acaba de abrir as inscrições para artistas com interesse em exporem temporariamente suas obras, no Centro Cultural e na Pinacoteca. Serão aceitas propostas de artistas residentes em todo o território nacional e as inscrições gratuitas, podem ser feitas de maneira online até o dia 31 de janeiro.
 
O chamamento público é destinado para concessão de uso da galeria Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural e na sala Alcino Meireles, na Pinacoteca, para exposições temporárias no ano de 2023. O edital visa o reconhecimento dos artistas e de suas produções artísticas, bem como tornar acessível ao público as diversas linguagens das artes visuais.
 
Serão selecionadas propostas individuais e coletivas, e as exposições serão de acordo com a programação, que será definida pela Secretaria Municipal de Cultura, no decorrer de 2023. Cada exposição terá a duração mínima de 20 dias e máxima de 30. As propostas selecionadas receberão uma ajuda de custo, estabelecida no edital 005/2023, e em contrapartida o artista ou representante se comprometerá a apresentar dois encontros com o público por meio de palestras, educativos, dentre outras ações que sejam voltadas à sociedade.
 
Brechós
 
A Secretaria Municipal de Cultura abriu, nesta segunda-feira (16), inscrições para brechós de Mogi das Cruzes com interesse em participarem da Feira "Tecendo Cultura", na Praça do Carmo. Estão disponíveis, inicialmente, 15 vagas para o local destinado à realização do programa - poderão ser criadas novas vagas conforme a disponibilidade de espaços públicos. As propostas podem ser inscritas de maneira online até 29.

Deixe seu Comentário

Leia Também