quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Estado vai inserir Alto Tietê no polo de turismo rural e religioso

Anúncio foi feito durante reunião Condemat para ouvir as reivindicações de melhorias no turismo das cidades

20 abril 2023 - 19h09Por Guynever Maropo - da Região
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de Suzano, Roberto de Lucena (Republicanos), pretende inserir o Alto Tietê no programa de apoio ao desenvolvimento do Turismo rural no Estado de São Paulo. A secretaria também está desenvolvendo a Rota da Luz, programa que desenvolve a rota religiosa com apoio do padre Osmar, reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Paróquia São José da Lagoa. 
 
O anúncio foi feito durante reunião com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat ) para ouvir as reivindicações de melhorias no turismo das cidades. 
 
Para inserir o Alto Tietê na rota de turismo rural, o secretário irá trabalhar em conjunto com a secretaria de agricultura e a secretaria de cultura. Além disso, as festividades da região também farão parte do calendário estadual para fomentar o turismo local. 
 
“É uma região fortemente rural que precisa se destacar. O do Turismo Rural fará isso.Vamos trabalhar com esse calendário a nível Estadual e fomentar ainda mais esses ambientes na região que já são bem procurados e ganhar preferência dos turistas do Estado”, comentou. 
 
A Rota da Luz é um projeto para promover as rotas religiosas do Estado de São Paulo. Segundo Lucena, a secretaria protocolou um documento com o padre Osmar para promover junto a rota religiosa que ligue os dois estados. Dentro do programa também terá a implantação da melhora na infraestrutura das rodovias para apoiar os peregrinos.
 
“Colocar Wifi em pontos da estrada. Botões de pânico para assegurar a questão de segurança do apoio ao turista na passagem pelos municípios. A promoção desta rota pode se tornar um produto internacional ao destacar o Cristo Redentor”, explica. 
 
MIT
 
Antes da reunião com o consórcio, o secretário se encontrou com o prefeito de Arujá, Luiz Antonio de Camargo, para discutir a possibilidade da cidade ser reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT) e fomentar o turismo da região.
 
No plano de desenvolvimento do turismo a secretaria também vai lançar mais 40 a 50 MITs neste ano. A ideia é que as cidades se inscrevam no processo e pontuem as vocações naturais do município. É o caso das cidades da região que não fazem parte do MITs e nem são estâncias como: Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Poá, que perdeu no ano passado o título de estância. 

Deixe seu Comentário

Leia Também