terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Fake News: CPTM desmente vídeo com militares em estação

Imagens são de treinamento das Forças Armadas realizado em 2018, conforme explicou a companhia

13 novembro 2022 - 10h00Por Ingrid Leone - da Região
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desmentiu um vídeo que circula nas redes sociais mostrando a presença de soldados do Exército brasileiro na estação Calmon Viana, em Poá. 
 
O DS entrou em contato com a companhia. O vídeo é de 2018, ano em que foi realizado um treinamento das Forças Armadas denominado Exercício Anhanguera, com objetivo de preparar recrutas para as atividades de Garantia da Lei e da Ordem.
 
Estações de trens
 
Na época, a CPTM cedeu o espaço nas estações Calmon Viana e Suzano, nas linhas 11-Coral e 12-Safira, para este treinamento. 
 
Redes sociais
 
Nas redes sociais, comentários repercutiram ainda mais o vídeo tirado fora de contexto, como: "Ontem haviam soldados na estação de Calmon Viana. Ficaram espalhados pela estação e depois de um tempo foram embora." 
 
Depois da repercussão, a CPTM precisou desmentir as imagens em todos os perfis do Facebook, Instagram e Twitter. 
 
Denúncias
 
Qualquer atividade suspeita pode ser denunciada diretamente no site da CPTM, no Canal de Denúncias (https://bit.ly/3UrVr1G). O telefone para contato é 0800 055 0121. 
 
CPTM
 
Segundo a companhia, as denúncias devem conter elementos suficientes para permitir a apuração dos fatos relatados. 
A nota da CPTM, na íntegra: 
 
“Nos últimos dias têm circulado um vídeo em que militares estão fazendo a segurança da estação Calmon Viana, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira. 
 
A CPTM ressalta que o material é antigo e fez parte de um treinamento das Forças Armadas, denominado Exercício Anhanguera, que tem como finalidade preparar recrutas às atividades de Garantia da Lei e da Ordem, realizadas em 2018 nos municípios de Suzano e Poá”.

Deixe seu Comentário

Leia Também