terça 28 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Marcia Bin faz balanço da gestão e destaca entrega de viaduto e UPA

Prefeita de Poá comentou sobre as ações no ano durante o programa DS Entrevista na última semana

03 janeiro 2023 - 08h00Por Guynever Maropo - de Poá
A prefeita de Poá, Márcia Bin (PSDB), fez um balanço dos dois anos de mandato à frente da Prefeitura durante a participação do programa DS Entrevista na última semana. 
 
A prefeita afirma que será entregue, ainda no começo de 2023, o novo viaduto e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. 
 
Diário de Suzano: Quais foram as dificuldades enfrentadas no começo da gestão? E qual o balanço da deste ano?
 
Marcia Bin: Quando assumi em 2021 foi um ano de fazer gestão. Precisei fazer vários cortes, reduzir salários, cortar contratos. Os contratos que não foram reduzidos precisaram ser rescindidos. Todos esses reajustes foram necessários para reequilibrar a economia da cidade. Tudo que plantei em 2021 estou colhendo hoje em 2022.
 
Este ano conseguimos retomar obras paradas, voltamos com a obra de ampliação do viaduto e da UPA. Fizemos recapeamento na cidade, ao todo foram 27 ruas. Refizemos a iluminação da via da Apae. 
 
DS: Como está a reforma do viaduto? Qual benefício essa obra vai gerar para Poá?
 
Marcia Bin: Conseguimos uma verba do Governo do Estado, de R$ 12 milhões, para retomar as obras do novo viaduto. O projeto se encontra 70% concluído. A entrega do viaduto será uma grande conquista para a população e vai desafogar o trânsito em período de pico. O viaduto será de ida e volta, terá duas pistas para subir e duas para descer. O problema daquele trecho é que o fluxo de veículos não é apenas da cidade. Moradores das cidades vizinhas precisam utilizar o trecho para chegar em outro município. 
 
DS: No início da gestão a Prefeitura teve dificuldade para manter o Hospital municipal. Como está a situação? Houve reforma na Unidade Básicas de Saúde?
 
Marcia Bin: Eram quatro milhões para manter o hospital no começo da gestão, não se tinha orçamento. Hoje se tem um Pronto Atendimento, que faz um ano de funcionamento em janeiro. O espaço tem quatro clínicos e três pediatras. O atendimento está de portas abertas para os poaenses. Estamos reformando o segundo pavimento do hospital para retomar com os atendimentos. Este ano tivemos bastante reforma nas UBSs. Estão sendo reformados a do Cipriano Mônaco, Santa Helena, Calmon Viana e Wellington Lopes. 
 
Vamos retomar também com o segundo Centro de Saúde (CSII) que vai ficar localizado próximo a delegacia. O Centro antes ficava próximo à estação e o trem atrapalhava o funcionamento dos atendimentos. 
 
DS: A cidade perdeu o título de estância hidromineral turística, o que será feito para retomar o título?
 
Marcia Bin: Em janeiro, vamos retomar a conversa com o novo governador sobre a perda do título de estância. Estamos correndo atrás de realçar o turismo da cidade. A Secretaria de Turismo tem realizado eventos como: quermesses, exposição do padre Eustáquio, feira de artesanatos e orquestras. Este ano retomamos com o evento da Expo Poá, que consta no calendário do Estado. 
 
DS: Como está a questão de finanças em Poá? Como está o orçamento para 2023?
 
Marcia Bin: Para 2023 terá um aumento no orçamento da cidade, mas o valor já está encaixado para outros projetos. O dinheiro não irá sobrar. As finanças estão em dia. Não devemos nada para ninguém. Todos os cortes de gastos foram em benefício da população no geral. 
 
DS: Quantas escolas foram reformadas neste ano? Qual a expectativa da educação para o próximo ano? 
 
Marcia Bin: Ao todo vamos totalizar 44 escolas reformadas, 12 ainda seguem em manutenção. Em 2023 vamos inaugurar uma creche conveniada para atender 400 crianças. Será entregue para as crianças no início do ano, kit escolar com uniforme e apostila. Também temos novos projetos surpresas para as crianças. As escolas localizadas nos bairros Jardim Santa Helena, Jardim Nova Poá, Vila Júlia e Jardim Madre Ângela também estão na lista para serem reformadas. 
 
DS: Como está a situação da Segurança em Poá? 
 
Marcia Bin: Das 88 pessoas que passaram no concurso da Guarda Civil Municipal, faltam apenas 4 serem chamadas. Este ano conseguimos adquirir novos veículos elétricos para compor a frota da GCM. Os veículos têm uma contenção de gastos, são ágeis e ajudam o meio ambiente. O Centro de Segurança Integrada (CSI) tem 62 câmeras funcionando 24 horas. No próximo ano quero ampliar a quantidade de câmeras e implementar em locais que tenham problema de descarte irregular. 
 
DS: Há expectativa de aumento na tarifa do transporte público?
 
Marcia Bin: A empresa Radial conversou com o secretário de Governo sobre a possibilidade de aumento nas passagens. Afirmo que Poá não vai dar o reajuste da passagem no transporte público em 2023. 
 
DS: Qual a expectativa para a gestão do novo governador de São Paulo? O que espera da gestão do presidente eleito Lula?
 
Marcia Bin: Espero que tenham um olhar especial para Poá. Vou pedir bastante para o Tarcísio de Freitas (Republicanos), assim como fiz com o Rodrigo. Já me encontrei com ele e afirmou que dará continuidade aos projetos da cidade. 
 
Estou otimista que dará certo. Sobre o presidente torço para que dê certo sua gestão.

Deixe seu Comentário

Leia Também