segunda 27 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Mogi é destaque em evento internacional sobre gestão pública

Município pode ser um dos primeiros da América Latina a fazer parte do programa que já certificou 55 cidades

10 novembro 2022 - 10h00Por de Mogi
A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou, na tarde desta terça-feira (08), do 1º Encontro da Comunidade WWC na América Latina, evento da What Work Cities, iniciativa internacional promovida pela Bloomberg Philanthropies que busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública. O município pode ser um dos primeiros da América Latina a fazer parte do programa, que já certificou 55 cidades dos Estados Unidos.
 
Durante o evento, realizado pela internet, as cidades que estão em etapas mais avançadas do Programa de Certificação, como Mogi das Cruzes, puderam compartilhar sua experiência com outros municípios que estão se somando agora. O trabalho foi mediado pelo mentor da What Work Cities na América Latina, João Reis, e também teve a participação de representantes de locais como Fortaleza, Recife e Novo Hamburgo.
 
“A Prefeitura está desenvolvendo uma estrutura para a utilização de dados como referência para ações que impactam diretamente e de forma positiva na qualidade de vida de nossa população. Este trabalho é realizado de forma transparente e inovadora na cidade. A participação no evento da What Work Cities e a possibilidade de ser pioneiro desta iniciativa na América Latina são reconhecimentos a este trabalho e colocam Mogi das Cruzes como referência no país”, destacou o secretário municipal de Transparência e Comunicação Social, Severino Netto.
 
Lançado em 2015, o What Work Cities fornece suporte técnico, acesso a conhecimentos especializados e aprendizado para incentivar um melhor uso de evidências e dados. O programa também compreende ferramentas para incorporar uso de dados e evidências no orçamento público, na melhoria de serviços e avaliação de performance.
 
Em 2017, a Bloomberg Philanthropies lançou o Programa de Certificação What Works Cities, liderado pela Results for America. Primeiro padrão de excelência para governos bem gerenciados e orientados por dados, ele reconhece e celebra os governos locais pelo uso de dados para informar decisões políticas, alocar fundos, melhorar serviços, avaliar a eficácia de programas e envolver os moradores. 
 
Atualmente, não existe nenhuma cidade certificada na América Latina para a iniciativa. As ações para incluir os municípios da região começaram neste ano e o processo de avaliação se encerra em 15 de dezembro. O resultado será divulgado no início de 2023.
 
Para fazer parte do processo, o município interessado preenche uma autoavaliação sobre as práticas de gestão, principalmente sobre a temática de uso de dados para gestão e tomada de decisões. Na sequência, são enviadas evidências para comprovar as práticas e, durante esse processo, já começa a etapa de mentoria com representantes do What Work Cities. 
 
As cidades que fazem parte da rede do programa recebem apoio técnico para aprimorar as práticas relacionadas a gestão baseadas em dados e passam a fazer parte de uma comunidade para trocas de experiências sobre dados e transparência com outros participantes certificados pela iniciativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também