quarta 17 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Mogi realiza trabalhos para prevenção de enchentes na cidade

Secretaria desobstruiu 4.573 metros de galerias, mais manutenção e implantação de 1.737 metros do sistema de drenagem

06 dezembro 2022 - 22h12Por de Mogi
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, responsável por serviços de manutenção e obras em toda a cidade, desenvolve de forma permanente ao longo do ano ações que visam prevenir prejuízos e transtornos no recém-iniciado período de chuvas. Os trabalhos têm como intuito deixar o sistema de drenagem do município em boas condições, com o mínimo possível de obstruções, assoreamentos e outras situações que possam contribuir para a ocorrência de enchentes e alagamentos.
 
Entre novembro de 2021 e outubro de 2022, as equipes que cuidam especificamente desses trabalhos fizeram a desobstrução convencional e com uso de hidrojato em 4.573 metros de galerias, mais manutenção e implantação de 1.737 metros do sistema de drenagem, somados à 2.385 metros de manutenção e implantação de dispositivos, como novas tubulações para a captação de águas pluviais. Também foi feita nesse período a roçada manual e limpeza mecanizada em 513.036 metros quadrados de córregos e valas.
 
Um dos pontos focais desses trabalhos é Jundiapeba, que tem topografia plana, portanto é mais propensa ao empoçamento de águas das chuvas. Desde 2020, o distrito vem recebendo amplo investimento em trabalhos de substituição e ampliação do sistema de drenagem do distrito, visando minimizar a ocorrência de alagamentos. Vale lembrar que, para obter resultados maiores e mais duradouros neste âmbito, é essencial que seja feito, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o desassoreamento do Rio Jundiaí, maior curso d´água que corta o local. A Secretaria de Infraestrutura Urbana conseguiu financiamento junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para as obras e as mesmas passam neste momento por licitação.
 
Além da atuação corriqueira, os serviços de drenagem também foram incorporados, desde o primeiro trimestre de 2021, aos mutirões Cidade Bonita. Trata-se de um ciclo de forças-tarefa, realizadas semanalmente em todos os setores da zona urbana da cidade. Aliados à outros serviços, as equipes de drenagem realizam trabalhos de desobstrução de tubulação, limpeza de bocas de lobo e bocas de leão, reforma de bocas de lobo, manutenção de guias, sarjetas e/ou sarjetões, roçada de córregos e valas pluviais.
 
"Os serviços preparatórios são fundamentais para que a cidade enfrente o mínimo possível de percalços em semanas de chuvas intensas e são realizados ao longo de todo o ano pelas nossas equipes, agora também como parte da carta de serviços dos mutirões Cidade Bonita", destaca o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, lembrando que trabalhos mais efetivos são realizados no período de estiagem e, uma vez no período de chuvas, as equipes ficam de sobreaviso para o atendimento prioritário de demandas decorrentes das chuvas.