domingo 25 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Motocarreata vai reunir homens em ação de conscientização em Ferraz

Objetivo da ação é levar a informação aos homens com uma grande sensibilização

18 novembro 2022 - 20h34Por de Ferraz
Para celebrar o mês de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos organizou uma motocarreata que irá mobilizar centenas de motociclistas e carros antigos. O objetivo da ação é levar a informação aos homens com uma grande sensibilização. Motoclubes da cidade e região já confirmaram presença. A ação será realizada no sábado, dia 26, com concentração às 10 horas na Rua Zilda Arns, no Centro.
 
Do local, o grupo percorrerá as ruas do Centro sentido ao Parque Municipal Nosso Recanto que terá várias atividades. Farão parte da ação o Motoclube Zapata, integrantes de motoclubes da região, agentes da Ronda Motorizada (Rocam) da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, agentes de trânsito e motociclistas da cidade, assim como motoristas.
 
A Saúde terá uma tenda com serviços de orientação, aferição de pressão, glicemia e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O parque contará também com praça de alimentação com a venda de comidas e bebidas e atividades culturais gratuitas.
 
Vale lembrar que durante o mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram eventos como rodas de conversa e palestras para abordar os sintomas do câncer de próstata. Além disso, foram intensificadas as realizações de exames de ultrassom de próstata oferecidas no município. 
 
“O objetivo desse evento é chamar a atenção dos homens de que é preciso cuidar da saúde e nada melhor do que um evento feito para eles e pensado em quais atividades mais se identificam”, destacou a prefeita Priscila Gambale. 
 
Ela também faz um convite a toda a população a participar desse primeiro evento que deve marcar o mês de novembro em Ferraz de Vasconcelos.
 
Ação cultural
 
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, celebrou na manhã desta sexta-feira (18) o Novembro Azul, mês alusivo à importância, formas do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata, com um “aulão” de dança de ritmos. A ação ocorreu no Parque Municipal Nosso Recanto.
 
O câncer de próstata é o tipo que mais afeta a população masculina no Brasil, cerca de 29% dos casos diagnosticados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Vale salientar que homens com mais de 55 anos, com excesso de peso ou obesidade, estão mais propensos à doença.
 
A titular da pasta, Ana Rosa Augusto Rodrigues, destacou a importância do evento. “O câncer de próstata não é apenas um problema do homem, mas de toda sociedade. Por isso, todos nós devemos abraçar a causa e conscientizar aqueles que ainda tem preconceito com os métodos preventivos”, disse a secretária.
 
Mais de 100 pessoas participaram do evento. Ao final, todos participaram de um grande café da manhã e troca de experiências.