domingo 25 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Prefeituras iniciam planejamento para campanha do Novembro Azul

Mogi abrirá agenda para homens que queiram realizar o exame PSA para diagnosticar o câncer de próstata

04 novembro 2022 - 08h00Por da Região
As prefeituras de Mogi e Ferraz iniciaram as campanhas para o Novembro Azul, que tem por objetivo mobilizar a conscientização contra o câncer de próstata.
 
Em Ferraz, por exemplo, a Secretaria de Saúde organizou uma série de ações que visam conscientizar os homens sobre a doença e as formas de prevenção. Durante todo o mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover palestras e tirar dúvidas do público alvo afim de potencializar o diagnóstico precoce.
 
A Secretaria de Saúde irá desenvolver campanhas e ações para orientar sobre os principais sintomas e quais as providências em caso de alterações. O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, ficando atrás apenas do de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A doença é silenciosa e os principais sinais são a dificuldade de urinar e aumento da incidência durante o dia ou à noite.
 
O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, destaca que é preciso desmistificar o câncer de próstata e os exames de identificação da doença. “Ainda há muito tabu entre os homens. Acreditamos que a informação é a ferramenta mais importante para a prevenção”, disse.
 
A primeira palestra ocorreu na manhã desta quinta-feira na UBS da Vila Jamil e reuniu vários pacientes que receberam as informações da equipe de enfermagem. Até o final do mês as outras unidades também farão mobilizações.
 
Mogi
 
A Prefeitura promove a Campanha Novembro Azul nos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, com esclarecimentos, incentivo à prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
 
Os homens na faixa etária de 45 a 70 anos que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e não estejam realizando tratamento com urologista devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento. O profissional de enfermagem fará acolhimento, orientações sobre o tema e solicitará o exame necessário.
 
O procedimento será agendado na própria unidade que terá vagas direcionadas para a coleta do exame PSA. Os resultados alterados serão monitorados e priorizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que providenciará os agendamentos com o urologista.
 
Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio rodas de conversa em salas de espera, iniciativa que pretender combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem. 
 
A Campanha Novembro Azul prevê, ainda, ações de atendimento médico exclusivo para homens nos sábados 19 e 26 de novembro, das 7h30 às 16h30, em quatro Postos de Saúde: Botujuru, Ponte Grande, Santo Ângelo e Vila Suíssa.