quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Priscila Gambale destaca ações em balanço da gestão em 2022

Na área da saúde, a estrutura da rede básica avançou com a entrega da Unidade Básica de Saúde

22 dezembro 2022 - 08h00Por de Ferraz
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos encerrou o ano de 2022 com avanços significativos em todas as áreas. Houve a entrega de obras, abertura de serviços e ampliação de atendimento.
 
Na área da saúde, a estrutura da rede básica avançou com a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Petegrosso, que deu lugar ao antigo posto do Bela Vista. O prédio teve as obras retomadas e conta com amplo espaço, com acessibilidade e a inclusão do serviço de odontologia, que antes não havia.
 
Ainda no atendimento médico, houve a ampliação das unidades Geraldo Rodrigues Alckmin (Jardim Yone), Vila Santo Antônio e Vila Margarida, que também receberam uma reforma interna com pintura e fachada novas. A UBS CDHU foi outro posto que passou por uma grande reestruturação com nova e espaçosa recepção, farmácia e uma redistribuição dos locais de atendimento. Esta unidade não possui cobertura para os pacientes que estavam à espera de atendimento.
 
Em fase final de obras, o novo prédio do Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido, será entregue com uma estrutura diferenciada. A antiga UBS foi colocada abaixo e deu espaço a um dos mais modernos prédios da administração. Os pacientes também ganharam atendimento médico em horário ampliado, oferecido na unidade temporária do Centro de Saúde (CSII) (localizada na Vila Correia) e na UBS CDHU que funciona das 8 às 20 horas.
 
No atendimento odontológico as equipes ganharam um reforço significativo: foram adquiridos sete novos equipamentos de Raio-X que possibilitam um diagnóstico mais preciso e agilidade no encaminhamento dos pacientes. Eles foram destinados para as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Margarida, Lázaro, Antônio Nhan, Geraldo Rodrigues Alckmin, Castelo, Nações e CDHU. Esses equipamentos permitem realizar 210 exames por mês. 
 
No que se refere a exames, a Prefeitura preparou uma sala especial para Raio-X na UBS Vila São Paulo. Ele possui tecnologia de ponta com resultado de exame impresso e digital que poderá ser acessado da sala do médico.
 
Para levar os serviços da administração mais próximo da população foi criado o projeto “Prefeitura no Seu Bairro”. A ação reuniu serviços de saúde, distribuição de mudas e ração, orientação do Procon, Balcão do Emprego, Bazar de Solidariedade do Fundo Social, pula pula e pipoca para crianças, além de ações de zeladoria e sinalização que foram levadas para o local do evento antecipadamente. Receberam a ação os bairros: Vila São Paulo, Vista Verde e Vila Piauí, Vila Cristina, Favela dos Sonhos, Vila Santo Antônio e CDHU.
 
A região central de Ferraz ganhou uma especial atenção. Um trecho da Avenida XV de Novembro foi transformada em calçadão com a troca total do piso, iluminação, lixeiras e acessibilidade total para os pedestres. A Praça Independência também entrou no pacote e foi revitalizada. O local ganhou troca de piso, paisagismo, iluminação, recuo para parada rápida de veículos e a pintura da estrutura que abriga o relógio da cidade. Em ambos os locais foram instaladas câmeras de monitoramento. 
 
Em fevereiro também foi inaugurada a unidade do Poupatempo (localizado na Avenida Tito Temporim, 162). A unidade é do governo do Estado e sua implantação foi feita a partir de pedido da administração. Ela oferece serviço rápido e com diversos órgãos em um único lugar. Isso permite que o ferrazense não precise ir para outros municípios para obter documentos como RG, CPF, CNH, entre outros.
 
Prefeita também cita projetos na Educação e obras
 
Para proporcionar uma volta às aulas mais acolhedora, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos instalou novos playgrounds em 25 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). A estrutura conta com escorregadores, rampa antiderrapante, balanço, gangorras e ponte para escalar, com acessibilidade para que as crianças tenham autonomia e independência durante o uso.

A construção da creche do Jardim Ferrazense já está em fase final e vai atender mais de 290 alunos em um espaço de 12 mil metros quadrados, ampliando a oferta de vagas na rede municipal de ensino.

A reforma nas escolas também foi uma grande meta alcançada pela administração. Mais de 40 unidades receberam as obras de ampliação e melhoria dos espaços pedagógicos de acordo com suas necessidades. Entre os serviços, houve reparos nos telhados e coberturas, instalações elétricas, manutenção de piso, reforma de cozinha e salas de aula, pintura interna e externa, serviços hidráulicos, etc. Mas é importante destacar que esse trabalho continuará permanente.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Ferraz de Vasconcelos, o projeto “Bombeiro na Escola” levou orientações e ensinamentos sobre primeiros socorros para mais de 250 alunos do ensino fundamental. A ação também promoveu uma linda formatura e cada estudante recebeu o certificado de participação que preparou jovens e professores para situações de emergência e reduzir acidentes.

Outro destaque é que 385 profissionais foram convocados no concurso público da Educação do Edital nº 02/2018, para vagas de professores e auxiliares que vão preencher as vagas de acordo com a necessidade de serviço.

Obras

Em maio deste ano, a Prefeitura de Ferraz inaugurou o segundo reservatório de contenção de inundações, conhecido com piscinão. Ele foi construído entre as ruas Américo Trufelli e Roberto Cavazanna no Parque São Francisco. O novo reservatório tem capacidade para acumular 14 milhões de litros de água, com o assentamento de 379 metros de tubos, escadas hidráulicas, 12 poços, 14 bocas de lobo, 2 bocas de lobo duplas, além de obras no entorno da área.

A obra teve o valor aproximado de R$ 750 mil e está sendo custeada pela Prefeitura de Ferraz em parceria com o Governo Federal.

Enaltecendo os símbolos da cidade, os ferrazenses ganharam um portal na entrada do município na divisa com Guaianases. Além disso, foram instalados dois totens na divisa com Poá, sendo um nas proximidades do Parque Nosso Recanto e outro na Vila Correia.

Favelas

Criada em 3 de outubro de 2022, e sendo a primeira do Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas em Ferraz tem como premissa o cuidado nas tratativas de políticas públicas para regularização das moradias, tendo uma escuta ativa dentro das comunidades, na busca de resoluções com propostas enérgicas e resoluções. Após o anúncio de criação e posse da equipe, a mesma já foi a campo para identificar o número exato de áreas de ocupação irregular, a saber: 88 comunidades que agregam cerca de 51 mil pessoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também