sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Artista suzanense, rapper GH lança single 'Black Face'

Música traz reflexões sobre os impactos do racismo estrutural na sociedade e, sobretudo, na vida do jovem negro

03 fevereiro 2021 - 11h06Por Matheus Cruz - de Suzano
O rapper suzanense Gabriel Henrique, o GH, lançará seu novo single no próximo dia 19 de fevereiro em todas as plataformas digitais. Intitulada como “Black Face”, a música traz reflexões sobre os impactos do racismo estrutural na sociedade e, sobretudo, na vida do jovem negro. A produção contou com a participação do Dj Palazi, conhecido pelos trabalhos feitos com a cantora Gloria Groove.
 
Atuando há quatro anos no movimento do hip-hop em Suzano com a já conhecida Batalha do Escadão, o rapper GH conversou com o DS nesta semana para detalhar o processo de criação do seu próximo lançamento.
 
“O processo de criação foi mais um desses encontros da vida. Tive o apoio do DJ Palazi, que também é DJ da Gloria Groove. Ele me abraçou e deu todo o apoio. Nesses encontros também conheci o pessoal da (produtora) Solovisio, que apoiaram o trabalho e acreditaram em mim”, explica.
 
Segundo o artista, a música traz mensagens que vão permitir reflexões a quem for ouvir, para isso, a escolha do nome foi certeira. Black Face é o nome dado para a prática de personagens do teatro com estereótipos racistas, onde atores brancos utilizavam carvão e tinta para pintar seus rostos de preto com a intenção de representar personagens afro-americanos. Sempre de forma pejorativa e ridicularizando os negros que eram impedidos de entrar em shows e teatros.
 
“O single traz a reflexão de como o racismo estrutural funciona hoje em dia e como ele atrapalha o desenvolvimento do jovem negro. Também questiona o quanto a imagem do negro é vendível para a indústria. Essa reflexão também serve para hoje, quando vemos pessoas se promovendo da militância sem ter o lugar de fala”, ressalta.
 
Batalha do Escadão
 
Além de ter outros singles já lançados, o artista também é um dos organizadores da conhecida “Batalha do Escadão”, a batalha de rima que reúne pessoas de todas as idades, em especial voltado ao gênero musical hip-hop. Desde o início da pandemia as batalhas foram suspensas. Mas segundo GH, o grupo segue em união e prontos para o retorno das atividades. “Com todas as medidas restritivas e os perigos da pandemia fica muito inviável para a gente se reunir. O trabalho da Batalha do Escadão durante a pandemia foi sermos uma família. Entendemos as questões psicológicas de quem precisa dos encontros. Por isso, estamos atuando no apoio da conversa, da escuta e nos ajudando”. 

Deixe seu Comentário

Leia Também