sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

Projeto ‘A Música Venceu’ chega a 9ª edição com maestro João Carlos Martins

80 alunos de escola de Suzano, que fazem parte do projeto, apresentaram peças contemporâneas e clássicas

30 outubro 2018 - 23h48Por Aline Moreira - de Suzano
O nono concerto do projeto "A Música Venceu", aconteceu nesta terça-feira (30) na Escola Estadual (E.E) Jussara Feitosa Domschke, no Jardim Portugalia, e contou com a presença ilustre do maestro João Carlos Martins, que veio acompanhado da Orquestra Filarmôrnica Bachiana Sesi-SP. Cerca de 80 alunos da unidade, que fazem parte do projeto, apresentaram peças contemporâneas e clássicas para a platéia mista de pais e amigos. 
 
O projeto, que é uma parceria entre a Fundação Bachiana, a Clariant e a unidade escolar, oferece aulas gratuitas de violino, violoncelo, percussão, cantos e coral. Mais de 100 crianças participam das aulas que são ministradas todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, sempre no contraturno do aluno. 
 
O professor e coordenador do projeto, Anderson Lacerda, ressaltou o bom desempenho dos alunos na apresentanção e enumerou as prioridades para o próximo ano. "O projeto já acontece há nove anos e uma vez por ano o maestro vem avaliar com está o andamento e o progresso dos alunos. Essa apresentação é muito imporatnte pois assim conseguimos mostrar o trabalho que estamos fazendo durante o ano todo", diz. 
 
"Para o próximo ano vamos continuar com esse trabalho, que é um trabalho de base para a formação do jovem através da música e se possível, ampliar o número de atendimentos e o repertório musical", acrescenta. 
 
Em entrevista exclusiva ao DS, João Carlos Martins, comentou sobre a evolução dos alunos e diz que no começo do projeto, cogitou desistir. "Esse projeto, nos três primeiros anos, eu fui o primeiro a falar para a Clariant que não iria continuar porque não adimito uma empresa colocar recursos em um projeto que eu via dificuldades pela frente. Hoje, esse projeto é um orgulho para Suzano e para São Paulo, porque conseguiu chegar em uma excelência musical", elogia o maestro. 
 
Ele também salienta a importância do projeto no quesito social. "Não é só a desenvoltura musical que conta. Tem crianças que enxergam no projeto, a luz no fim do túnel. Outras entram no quesito de inclusão social. O mais importante é que você está afastando todas essas crianças do mau caminho", explica. "Sempre digo que a música explica que Deus existe, então eu fico profundamente feliz de ver o resultado do projeto, que começou do nada e hoje é uma realidade. Isso é muito satisfatório para minha carreira. A realização é você conseguir transferir para a criança tudo aquilo que a música lhe ofereceu", diz. 
 
O diretor da escola, Jefferson de Souza, destacou a importância do projeto para a escola e para os alunos. "Além de incentivar o protagonismo juvenil, ele possibilita abir um novo horizonte para quem deseja seguir carreira. Prega disciplina, que é importante, pois reflete nos estudos e no ambiente escolar".

Deixe seu Comentário

Leia Também