quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Linha da região tem o maior número de passageiros que caem em vãos

Foram, em média, dois acidentes por dia, segundo levantamento divulgado pelo Jornal Folha de S. Paulo

02 dezembro 2018 - 00h04 Por de Suzano
A linha 11-coral da região foi a que apresentou o maior número de passageiros que caíram em vãos das estações de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Foram, 193 casos. 
 
No total, a CPTM registrou de janeiro a setembro deste ano 542 quedas no vão entre os trens e as plataformas das estações de linhas na capital e Grande São Paulo. Os dados foram divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, na semana passada. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação à pedido do jornal paulistano.
 
Pelos números são, em média, dois acidentes por dia. De acordo com a reportagem da Folha, em seguida está a linha 9-esmeralda, com 118 registros de quedas. A CPTM informou que o espaço entre o trem e a plataforma nas estações é consequência da falta de uma via exclusiva para o transporte ferroviário de cargas, hoje compartilhada com os trens de passageiros.
 
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) afirma que, para o embarque de pessoas com mobilidade reduzida, a distância entre o trem e a plataforma deve ter no máximo 10 cm. 
 
A CPTM afirma que, além de reforçar as orientações de segurança, iniciou a instalação de borrachões de proteção na beirada das plataformas, reduzindo o vão. Em uma plataforma da Luz, por exemplo, com o borrachão (passageiros de Suzano cobram o equipamento - veja matéria abaixo) desde o final de 2017, o número de quedas caiu de 164 para um.
 
Segundo a empresa, os borrachões também serão colocados em três plataformas do Brás e uma na Luz.
A CPTM disse que, mesmo assim, os passageiros devem respeitar as regras de segurança para embarque, como aguardar o trem nas plataformas sem ultrapassar a faixa amarela.

Leia Também