quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ações em Suzano tentam viabilizar serviços de poda de árvores

Pedidos de poda são atendidos pela Secretaria de Manutenção e nos casos de supressão é necessária avaliação

11 agosto 2019 - 08h30Por Isabelle Santini - de Suzano
A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos está fazendo o levantamento de procedimentos de podas em árvores realizados neste ano, que pode chegar em, ao menos, em dez ações por dia. O munícipe que deseja solicitar o serviço pode se dirigir ao Centrus (Centro Unificado de Serviços) na Avenida Paulo Portela, 210, na região central. 
 
Os pedidos de poda são atendidos pela Secretaria de Manutenção e nos casos de supressão é necessária avaliação e autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
 
Nos casos em que as árvores tenham contato com a rede elétrica, a concessionária responsável deve ser acionada para que o serviço seja realizado adequadamente. 
 
A concessionária responsável pela rede elétrica em Suzano, a EDP São Paulo, afirmou que "as podas são realizadas pela EDP somente quando há impacto da vegetação na rede elétrica da Concessionária, uma vez que a atividade de poda e supressão de árvores é caracterizada como limpeza urbana, sendo de responsabilidade das prefeituras".
 
O DS ouviu comerciantes da região central a respeito de árvores em frente aos estabelecimentos e todos pedem por ações constantes de serviços de poda. 
 
A comerciante Leia Souza Reis, que é proprietária de uma loja de roupas na rua Benjamin Constant, conta que já solicitou o serviço de poda para a administração municipal e foi atendida. Ela afirma que a situação das árvores piora quando as chuvas atingem a região. "Já chegou a cair galhos aqui no telhado. E acaba atrapalhando a gente também. Fiz a solicitação e há, mais ou menos, um mês e meio a Prefeitura veio e realizou o serviço de poda. Agora está melhor".
 
Talita Pires, funcionária de uma loja de roupas, conta que há uma árvore em frente ao local onde trabalha e diz que ações de poda deveriam ser constantes. "Pode atrapalhar a questão da fiação. Essas ações (de poda) devem ser realizadas com frequência".
 
A funcionária da pizzaria Hot & Fresh, Thais Maria dos Santos, elucida questão de eventuais acidentes que podem ser ocasionados. "Algumas árvores já caíram por aqui. Isso é perigoso, pois coloca a vida de pessoas em risco, principalmente quando chove muito. As devidas providências devem ser tomadas para que esse tipo de coisa não aconteça mais". A comerciante Ana Paula da Silva informa que os serviços de poda devem ser realizados constantemente, para que eventuais problemas, envolvendo a fiação, possam ser evitados.