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Jornal Diário de Suzano - 17/07/2024
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Cidades

Advogada vê atendimento virtual do INSS como boa opção

Em entrevista ao DS, especialista em Direito Previdenciário, recomenda o atendimento para agilizar os pedidos

18 novembro 2022 - 13h00Por Da Reportagem Local
A advogada Silmara Feitosa, especialista em Direito Previdenciário, recomendou ontem, em entrevista ao DS, o uso do atendimento virtual para agilizar os pedidos de segurados aos servidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Sabemos que a demora na análise de um benefício do INSS é um dos obstáculos mais recorrentes”, disse.
 
Segundo ela, é possível perceber, no entanto, que houve uma redução considerável do tempo de espera, tendo em vista que, os requerimentos demoravam cerca de 3 à 6 meses para serem analisados e hoje demoram em média de 1 à 3 meses, dependendo do benefício solicitado.
 
“Hoje com o atendimento virtual, grande parte dos atendimentos realizados pelas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social, são efetuados através do aplicativo ‘Meu INSS’, poucos são os serviços que exigem o deslocamento do segurado até a agência, caso surja a necessidade de se locomover até a unidade, é necessário o prévio agendamento via 135 ou aplicativo ‘Meu INSS’”, explicou.
 
Aplicativo
 
Hoje, com o aplicativo o segurado consegue verificar sua situação perante a previdência e realizar diversos pedidos, bem como, dar andamento em processos administrativos. “As filas das unidades físicas migraram para os canais digitais, visto que o acesso muitas das vezes é instável”.
 
Atualmente, o Benefício por Incapacidade Temporária, conhecido como auxílio- doença é o mais solicitado, este requer à princípio o agendamento de uma perícia médica, sendo proporcionado ao segurado a escolha em agendar uma perícia presencial ou anexar os documentos médicos na plataforma para uma análise documental.