quarta 17 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Agricultores pedem mais segurança para novo governador

Expectativa que presidente eleito consiga reduzir inflação no preço dos insumos

26 novembro 2022 - 13h00Por Guynever Maropo - de Suzano

Agricultores de Suzano pedem mais fiscalização nas áreas ambientais e segurança no campo para o então governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A expectativa em relação ao mandato do Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, é que consiga diminuir a inflação em cima do preço dos insumos e garanta redução no imposto dos produtores rurais.

O agricultor Alberto Bispo conta que nos últimos governos os agricultores tiveram muita dificuldade para manter a produção. 
Visto que o preço dos insumos não sofreu queda e o lucro com a venda dos produtos é baixa. 

"Estamos torcendo que valorizam mais a agricultura familiar. É difícil manter a produção quando os adubos sobem. Queremos uma redução na inflação do preço dos insumos”, disse. 

Entre as reivindicações feitas pelo produtor, destaca- se pelo seu teor de urgência a falta de segurança nas áreas de plantio e a ausência de patrulhas rurais. 

“Sempre tem dificuldade com o furto nas hortas. Dizem que tem patrulha, mas não funciona. Ela tem que estar ativa, é o que o governador precisa se preocupar. Suzano é referência na produção rural”, afirma o agricultor.

O Sindicato Rural de Suzano espera que o governador eleito reconheça a agricultura familiar de Suzano e viabilize os projetos envolvendo os produtores rurais. Em relação ao mandato de Lula, o presidente do sindicato, Ricardo Sato Suchiya tem dúvida sobre os projetos para a produção rural. 

“Não houve plano de governo para o setor da agricultura familiar no período eleitoral”, opina.

O presidente completa que há conhecimento na esfera federal e estadual da importância da agricultura familiar.

“Sabem da importância da agricultura familiar. Precisa melhorar a operacionalização das políticas públicas existentes para produtores rurais familiares”, explica.

Como melhorar na questão da agricultura em Suzano. Ele cita o respeito das leis ambientais e uma maior fiscalização do judiciário nos efetivos que envolvem invasões de propriedades rurais.

“Precisamos de uma resposta mais enérgica sobre as invasões de terra em áreas rurais. O chefe do executivo e deputados representantes da região têm que fortalecer a vigilância no território com o auxílio do governo estadual e apoio do policiamento ambiental”, conta.