terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Assistência Social de Suzano desenvolve ações no município

Ideia é identificar a família e fazer um trabalho de inserção social. "É uma mudança de mentalidade”

07 novembro 2022 - 22h00Por Ingrid Leone - de Suzano

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano desenvolve diversas ações e políticas públicas voltadas para os cidadãos do município. 

Em entrevista ao DS, o secretário Geraldo Garippo, reforçou os trabalhos desenvolvidos pela Pasta. 

Programa de erradicação do trabalho infantil

A iniciativa busca tirar as crianças do trabalho infantil e conscientizar a sociedade sobre o assunto. 

A ideia é identificar a família e fazer um trabalho de inserção social. "É uma mudança de mentalidade, como comprar balas ou qualquer outro objeto de crianças ou adolescentes que estão no farol”, destacou Garippo.

CRAS 

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) é uma unidade de atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. O Cras executa o Programa de Atenção Integral à Família (Paif), com acolhimento, acompanhamento e encaminhamento aos serviços sócios assistenciais e para os demais serviços das outras políticas sociais. 

O Cras também presta orientação e apoio às famílias na garantia dos seus direitos de cidadania e na convivência familiar e comunitária.

O município disponibiliza unidades em: Boa Vista, avenida Katsuoshi Naito, 955; Casa Branca, rua Maria Clara Tavares, 125; Centro, rua Monsenhor Nuno, 565; Gardênia Azul, rua Teruo Nishikawa, 570; e Palmeiras, rua Sebastião Moreira, 198. Os locais estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Instituto Federal de São Paulo

A administração municipal e a Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano construiu uma parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O objetivo é realizar uma análise dos bancos de dados da pasta sobre a população da cidade. Focando nas mais vulneráveis é possível obter informações mais precisas sobre como conduzir novas políticas públicas. 

Conselho do Idoso

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social informou que o Conselho organiza representantes do poder público e da sociedade civil para elaboração de políticas públicas voltadas para o idoso. 

Ainda neste mês, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai realizar palestras em parceria com o Procon de Suzano. A ação deverá ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de outubro. O objetivo será tratar sobre fraudes, empréstimos consignados, cartões de crédito, benefícios previdenciários, entre outros assuntos.

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O município utiliza o conselho para estabelecer um espaço de participação democrática e realizar ações como acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência. 

Plano Municipal de Assistência Social 

O secretário explicou como o Plano Municipal tem a função de direcionar e colaborar com as políticas públicas da Prefeitura de Suzano e do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), de 2022 a 2025. Entre os assuntos que serão discutidos estão informações e análises sobre a cidade, como a rede de serviços, em destaque para a rede socioassistencial, e suas vulnerabilidades sociais principais, com destaque para dados sistematizados do Cadastro Único para programas federais, mas também decisões sobre avanços, em consideração às conferências de assistência social e agendas da Política Nacional de Assistência Social e do governo municipal, as providências que se espera tomar, os recursos e suas fontes para tanto e os indicadores de medição do resultado.

Deixe seu Comentário

Leia Também