terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Assistência Social realiza 12ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

13 dezembro 2022 - 16h58Por de Suzano

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas), realizou nesta segunda-feira (12/12) a 12ª Conferência Lúdica e Convencional Municipal da Criança e do Adolescente de Suzano.

O evento, que ocorreu das 9 às 16 horas no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro da cidade, contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas. Além do chefe da pasta, Geraldo Garippo, o prefeito Rodrigo Ashiuchi participou da cerimônia de abertura.

Na atividade, houve debate sobre criação de propostas com temas voltados aos direitos humanos dos jovens e a escolha dos 17 delegados que irão representar Suzano na etapa regional da conferência, que acontecerá entre abril e junho do ano que vem e que será organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), na capital. 

Vale ressaltar que as Conferências Lúdicas são destinadas para crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. Já as Conferências Convencionais são destinadas a pessoas a partir de 18 anos. Haverá ainda os eventos estaduais e nacionais, mas que ainda não têm data para ocorrer.

O tema que permeou as discussões nesta segunda-feira foi a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade” e foi debatido por integrantes dos Conselhos Tutelares 1 e 2 e das entidades Guarda Mirim, Instituto Virtutis, Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), Fundação MGI, Instituto Amar Holiness, Projeto Pescar, Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), Instituto Thadeu José de Moraes (ITJM) a Comunidade Kolping.

Rodrigo Ashiuchi, em seu pronunciamento na abertura do evento, destacou a seriedade com que deve ser tratado o assunto, uma vez que o que está sendo discutido são os direitos que os jovens têm em todo o Brasil.

“Tenho certeza de que daqui sairão grandes propostas que iremos levar para as demais conferências nos âmbitos regional, estadual e nacional. E sei também que os delegados escolhidos farão um excelente trabalho representando nossa cidade e debatendo nossas ideias com delegações de todo o Brasil para melhorar cada vez mais a vida dos nossos jovens”.

Geraldo Garippo falou da necessidade de se olhar para o presente das crianças e dos adolescentes. “Eles não são somente o futuro da nossa cidade, Estado ou País, eles são nosso presente também. Em cima disso promovemos uma discussão sobre a necessidade do aprimoramento da qualidade de vida desse público”, definiu o secretário.

Ainda estiveram presentes no evento o vereador Joaquim Antônio da Rosa Neto; a presidente do Comdicas, Suzana Rosa; a presidente do Conselho Tutelar 1, Jaqueline Esteves Francisco; o presidente do Conselho Tutelar 2, Wellington Vinicius; e a coordenadora da comissão da conferência, Cristiana do Nascimento.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também