terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Reconhecimento

Biblioteca do Unipiaget recebe o nome de António Oliveira Cruz

Homenagem foi realizada durante apresentação de suas obras literárias a alunos do curso de Pedagogia

29 novembro 2022 - 14h20Por Da Reportagem Local
O Centro Universitário Piaget (Unipiaget) prestou homenagem em vida ao idealizador e fundador do Universo Piaget. A Biblioteca da unidade de ensino suzanense agora leva o nome de António Oliveira Cruz. A placa com a nova nomenclatura foi descerrada na noite de sexta-feira (25), quando o escritor e poeta foi recebido pelos alunos do curso de Pedagogia, para a apresentação de duas de suas obras literárias: “É a Vida… O Bem Maior!”, e “Navega… Aos Limites!”.
 
Logo no início da cerimônia, Oliveira Cruz foi surpreendido com a homenagem. A Biblioteca do Centro Universitário abarca, entre um sem-número de títulos, obras do fundador do Universo Piaget, bem como de escritores suzanenses. Há, inclusive, espaço especialmente reservado para conteúdos de artistas literários do município e região do Alto Tietê. 
 
A solenidade foi conduzida pela presidente da mantenedora do Unipiaget, doutora Lúcia Marques Pereira, pelo reitor da instituição em Suzano, professor-doutor Marcus Rodrigues, e pela pró-reitora acadêmica, professora-mestre Poliana Lima. Ao lado do coordenador do curso de Pedagogia, professor Ronnie Silva, o grupo celebrou mais este marco para a unidade de ensino superior, que, na última semana, passou oficialmente da condição de Faculdade para o status de Centro Universitário.
 
A presidente da mantenedora do Unipiaget avaliou a homenagem em vida para Oliveira Cruz como “merecida”: 
 
“É uma singela e especial cerimônia para um escritor, poeta e exemplar profissional que carrega a Educação em suas veias”, argumentou Lúcia Marques Pereira.
 
Já o reitor do Unipiaget enalteceu a dedicação de Oliveira Cruz ao longo de sua vida em prol de obras que inspiram pessoas de todo o mundo. Dos 77 anos de vida, 64 foram dedicados a autoria de mais de 80 livros: 
 
“Nada mais justo do que dar o nome de nosso idealizador à Biblioteca da Piaget em Suzano, ainda mais neste momento tão especial para todos nós, quando a Faculdade passa a ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como Centro Universitário. Além de conceder todo o suporte literário aos nossos alunos, a Biblioteca abriga outro tesouro: as obras do doutor Cruz e de escritores suzanenses”, pontuou Marcus Rodrigues.
 
Após o descerramento da placa da Biblioteca, os professores Ronnie Silva e Marco Maida receberam os escritores suzanenses Sacolinha, Zé Vandei e Ketlen Ferreira, bem como a estudante de Pedagogia Isabella Maia Inácio, para debaterem os títulos do homenageado da noite e refletirem sobre as obras autorais de cada um. O vice-prefeito de Suzano e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto (PDT), também prestigiou a atividade. 
 
Emocionado, Oliveira Cruz agradeceu a interação dos alunos e dos professores de Pedagogia do Unipiaget: 
 
“Transmitir a reflexão por meio de uma obra poética é uma virtude que precisa ser valorizada e contemplada. Agradeço todos os esforços feitos em minha homenagem na Biblioteca do Unipiaget, nesta feliz oportunidade, mas, principalmente, agradeço por esta atividade estar acontecendo em valorização à Educação, à Cultura e aos livros”,  complementou.
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também