segunda 15 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Em Suzano

Carreta de Mamografia começa a atender nesta terça

Exames gratuitos de mamografia poderão ser feitos entre os dias 8 de agosto a 9 de setembro

07 agosto 2017 - 15h42Por de Suzano

A carreta de mamografia Mulheres de Peito dará início aos atendimentos nesta terça-feira (8) a partir das 9 horas, no Largo da Feira, no Centro de Suzano. O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) vistoriou o equipamento, ao lado do secretário municipal de Saúde, Luiz Cláudio Guillamoun. A expectativa é atender mais de mil suzanenses no período de 30 dias. 

A carreta vai realizar exames gratuitos de mamografia entre os dias 8 de agosto a 9 de setembro. Os exames se estendem para ultrassom, biopsia e punção, nos casos que houver necessidade. A expectativa é que a unidade acabe com a fila de espera por este exame na cidade. A unidade fará atendimentos de segunda a sábado.

“O Mulheres de Peito funcionária de segunda a sábado pelo período de um mês e não será necessário fazer prévio agendamento. De segunda a sexta-feira, serão distribuídas 50 senhas de atendimento, por ordem de chegada – os profissionais da saúde realizarão o exame das 9h às 17h. Já nos sábados, a carreta oferecerá 25 senhas, com atendimento das 9h às 12h”, adiantou Estevam.

Os atendimentos poderão ser feitos para mulheres a partir de 35 anos. Para tanto, deverão apresentar no ato do atendimento o pedido médio (particular ou SUS), cartão SUS e RG. Mulheres com idade acima de 50 anos devem apresentar apenas o cartão SUS e RG, não sendo obrigatória apresentação do pedido médico. O exame previne e possibilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

“A unidade móvel que virá para Suzano contará com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista”, disse Estevam.

As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também