quarta 28 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

CPTM programa horários especiais para atender 164,5 mil em 12 estações da região

Na região são 12 estações e, ao menos, 164,5 mil passageiros

18 novembro 2022 - 05h00Por de Suzano
A Secretaria de Transportes Metropolitanos prepara uma operação especial durante a Copa do Mundo. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai alterar, por exemplo, os horários da circulação de trens nos dias de jogos da seleção brasileira. 
 
São 12 estações e, ao menos, 164,5 mil passageiros.
 
Nos dias em que acontecerão os jogos do Brasil na Copa do Mundo, a operação de algumas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão ajustes para que todos consigam chegar a seus destinos a tempo de assistir às partidas.
 
O horário de pico no Metrô e na CPTM será antecipado quando os jogos estiverem marcados para começar às 16 horas - por exemplo, na próxima quinta-feira (24/11). Nos dias em que o jogo começa às 12 ou 13 horas, a operação será monitorada pelas empresas para a entrada de mais trens, se houver necessidade.
 
Já a ViaMobilidade e a ViaQuatro estarão preparadas para inserir mais trens de acordo com a demanda nos dias e horários de jogos, bem como o aumento do efetivo nas estações próximas a locais que tradicionalmente atraem público para assistir aos jogos.
 
EMTU
 
Nos dias em que os jogos serão às 16 horas, haverá reforço na oferta de viagens a partir das 14 horas, com antecipação do horário de pico da tarde e monitoramento da demanda para eventuais ajustes na programação horária. Já nos dias com jogos às 12 ou 13 horas, a programação horária será mantida com monitoramento da demanda e eventuais ajustes, se necessário.
 
Bilhetes 
 
Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 
 
Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. 
 
Bikes
 
Os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. Aos sábados, domingos e feriados é permitido durante toda a operação comercial. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
 
A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.