domingo 19 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Cultura e Compac finalizam curso de Educação Patrimonial

Entrega de diplomas para 25 integrantes em cerimônia realizada no Anfiteatro Orlando Digenova

30 novembro 2022 - 18h00Por Da Reportagem Local

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, concluiu a primeira edição do curso de Educação Patrimonial com a entrega de diplomas para 25 integrantes em cerimônia realizada no Anfiteatro Orlando Digenova, no centro da cidade, no último sábado (26/11).

A capacitação, voltada para a preservação de edificações e bens históricos, contou com o apoio da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (Aeaas), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e da UniPiaget.

Ao longo da formação, realizada desde o mês de setembro com orientação das arquitetas e urbanistas Cind Octaviano e Marcilene Lervolino, os alunos realizaram 30 horas de aulas teóricas em que trabalharam os conceitos de patrimônios materiais e imateriais.

Nas ações também foram apresentadas as Cartas Patrimoniais que orientam as práticas em torno da proteção aos bens culturais da cidade, sendo estes instrumentos que definem ações administrativas com diretrizes de documentação, promoção da preservação de bens, planos de conservação, manutenção e restauro de bens.

Os formandos também realizaram oito horas de ensino prático que incluiu visitas a três espaços patrimoniais de Suzano, como a Academia de Judô Terazaki, localizada no bairro Vila Urupês, primeira edificação que será tombada no município; a Comunidade Nossa Senhora da Piedade, mais conhecida como Igreja do Baruel; e a Capela de Santa Helena, no bairro Clube dos Oficiais, localidades que centralizaram os primeiros povoados que viriam a constituir a cidade de Suzano.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, também participou das formações, acompanhando o progresso dos alunos nas visitas e nos ensinamentos teóricos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também