sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Descarte de entulho em área no São Bernardino gera autuação

Flagrante de caminhão em terreno público foi feito por moradores e encaminhado à Prefeitura de Suzano

24 junho 2019 - 22h00Por de Suzano
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano autuou o motorista de um caminhão que despejava entulho em área pública na rua Antônio Celso Borges, no Jardim São Bernardino, que havia acabado de passar por limpeza. O caso chegou ao conhecimento das autoridades municipais por meio de uma foto do momento do descarte irregular enviado por moradores locais no último domingo (23).
 
A pasta fez a autuação porque o veículo estava estacionado em área proibida e encaminhou a situação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para as devidas providências. Inclusive, um processo administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.
 
A denúncia encaminhada traz a imagem de um caminhão branco com placa de Mogi das Cruzes despejando entulho em um terreno que havia sido limpo pelas equipes da Prefeitura de Suzano horas antes. Após o registro da ocorrência, uma equipe da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos foi enviada para realizar novamente a higienização do local.
 
Ocorrências de descarte ilegal devem ser encaminhadas à administração municipal por meio do telefone da Ouvidoria Geral do Município (0800 774 2007). Em casos de flagrante de crime ambiental, denúncias podem ser encaminhadas à Guarda Civil Municipal (GCM) pelos telefones (11) 4745-2150 ou 153.
 
Segundo a lei complementar municipal nº 135/2003, que trata da legislação ambiental em Suzano, o despejo irregular de resíduos sólidos pode resultar em aplicação de multa que chega a R$ 17,3 mil.
 
Cadastro
 
Com o objetivo de reduzir o número de ocorrências desse tipo, a Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando no cadastramento de empresas de coleta de entulho e restos de construção civil que atuam no município. As empresas devem operar por meio de caçambas e caminhões dedicados à atividade, além de serem devidamente cadastradas.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2055. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.