quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Dia Mundial da síndrome de Down

Governo de São Paulo lança cartilha sobre síndrome de Down

No Dia Mundial da síndrome de Down, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibiliza guia de orientações e cuidados sobre a condição genética

21 março 2023 - 16h20Por De São Paulo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), lança nesta terça-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down, uma cartilha com orientações e cuidados para as famílias de pessoas com síndrome de Down e toda a sociedade.

“A cartilha tem como objetivo levar informações não apenas para os familiares das pessoas com essa condição genética, mas para toda a sociedade. A Síndrome de Down não pode nem deve ser um impeditivo para que essas pessoas se desenvolvam e tenham uma vida autônoma e totalmente integrada à sociedade”, afirmou Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O guia foi elaborado pela Dra. Ana Cláudia Brandão e conta com o apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Albert Einstein. O material será disponibilizado virtualmente pelo site da Secretaria, o www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ e contará também com uma versão acessível, no mesmo endereço eletrônico.

Sobre a síndrome de Down

A síndrome de Down é uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 21 nas células das pessoas, e por isto também é conhecida como Trissomia do Cromossomo 21 (T21).

O cromossomo 21 a mais e sua interação com os demais cromossomos causam as características físicas presentes nas pessoas com síndrome de Down e o comprometimento cognitivo que afeta as habilidades de aprendizagem, sem significar que não podem aprender, e sim, que tem um ritmo de aprendizado diferenciado. No Brasil, a estimativa é de que a condição genética acontece na proporção de 1 bebê com síndrome de Down para cada 700 nascimentos.