quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Grupamento de Proteção Ambiental atende 24 ocorrências no 1º mês de funcionamento

Novo grupamento é composto por seis guardas, sob a liderança de Edmundo Gomes, que têm formação de biólogo

21 janeiro 2023 - 21h00Por Guynever Maropo - de Suzano
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) já atendeu a 24 ocorrências no primeiro mês de funcionamento. O trabalho da patrulha ocorre diariamente, das 8 às 20 horas, por meio de atendimento e denúncias recebidas pelo telefone.
 
O novo grupamento é composto por seis guardas, sob a liderança de Edmundo Gomes, que têm formação de biólogo. A equipe possui um veículo Mitsubishi Triton L200, adquirido por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, para rondas nas áreas de vegetação mais densa.
 
A função do GPA é proteger e fiscalizar, preventiva, permanente e comunitariamente, as áreas de preservação ambiental da cidade com o objetivo de prevenir ações predatórias.
 
Entre as ações realizadas estão resgate de animais silvestres no Jardim Campestre, Vila Barros, Centro e Vila Ipelândia. A equipe interrompeu duas atividades de degradação ambiental no distrito de Palmeiras. Resolveram um embargo de perfuração de poço sem documentação no Jardim Dora, embargo de extração mineral e corte de rocha sem documentação no Parque Samambaia. 
 
Por último fortaleceram o combate ao tráfico de drogas em Suzano, com apreensões nos bairros Residencial Nova América, Jardim Colorado e Jardim Brasil.
 
O secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva avalia o bom desempenho da GPA e alerta que os suzanenses podem esperar resultados ainda melhores ao longo deste ano. 
 
“Estamos em alerta para o combate aos crimes ambientais em todas as regiões do município, com ênfase nas áreas de difícil acesso e também no combate ao parcelamento irregular do solo. Os suzanenses podem esperar ainda mais resultados efetivos ao longo deste ano”, afirmou. 
 
O GPA está à disposição para trabalhar em conjunto com outras instituições de segurança pública para ações conjuntas contra crimes e infrações ambientais. 
 
As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 153, (11) 4745-2150 ou (11) 4746-3297.