terça 28 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Semana Nacional do Doador de Sangue

Hemocentro de Suzano recebe doação de sangue O+ e O-

tipo O- doa para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB-, O-

25 novembro 2022 - 21h00Por Ingrid Leone - Da Reportagem Local
Na Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro de Suzano precisa da tipagem O+ e O-. Apesar dos estoques serem “satisfatórios”, a responsável pela controladoria do hemocentro, Verena Isabelle, informou que precisam “bastante” dessas tipagens.
 
O tipo “O- doa para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB-, O-, por isso, sempre precisamos ter bastante doadores dessa tipagem”, diz.
 
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado no dia 25 de novembro. Para Verena, aos interessados, doar é um gesto que salva vidas.
 
“Com um gesto rápido e solidário, é possível salvar vidas de pessoas que necessitam de tratamentos, intervenções médicas, pacientes de doenças crônicas graves e feridos que precisam de transfusão. Em cada doação, uma pessoa pode salvar a vida de até quatro pessoas”, comenta Verena.
 
Entre os pré-requisitos básicos para doar sangue está pesar mais de 50 kg; estar em boas condições gerais de saúde; evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação; não estar grávida e candidatos com 16 e 17 anos de idade devem solicitar ao Hemocentro o formulário de Consentimento Formal do responsável legal.
 
A preparação para os doadores também envolve não consumir bebidas alcoólicas ou tabaco nas 12 horas que antecedem a doação; não ter feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses e respeitar o intervalo mínimo entre as doações (a cada 2 meses para os homens e 3 meses para as mulheres, dentro do período de um ano).
 
Aos diagnosticados com Covid-19, só podem doar sangue 30 dias depois da recuperação. No agendamento, é possível verificar sobre as vacinas tomadas nos últimos meses contra o coronavírus e se interfere na doação.
 
“Temos bastante doadores que se preocupam e fazem grandes campanhas, inclusive que já fazem doações há muitos anos com a gente. Porém, para atingir o estoque necessário de O+ e O- precisamos sempre de novos doadores”, reforçou a coordenadora.
 
A doação é feita somente por agendamento pelo telefone e WhatsApp 4752-9999. O Hemocentro fica na avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, no bairro Vila Figueira. (I.L.)

Deixe seu Comentário

Leia Também