sábado 15 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Implantação de escolas militares desperta interesse no Alto Tietê

Ministério da Educação lançou uma carta-compromisso para melhorar a educação básica do País

20 julho 2019 - 23h58Por Isabelle Santini - de Suzano
Quatro das cinco cidades da região do Alto Tietê (Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes) disseram que é possível uma eventual implantação de escolas cívico-militares nos municípios a partir de análise de projetos.
 
Promessa que marca o governo federal do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a ampliação dessas escolas no Brasil é uma das metas mais importantes. O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, 11, uma carta-compromisso para melhorar a educação básica do País.
 
Contada, a Prefeitura de Suzano afirmou que este modelo de escola, por ser referente ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, não compete à administração municipal que atende o Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Portanto, o governo do Estado é responsável por eventuais implantações deste tipo de ensino na cidade.
 
Já a Prefeitura de Itaquá informou que vê com bons olhos a implantação de uma escola deste modelo no município. "As escolas militares tem comprovadamente ótimos índices educacionais, além de influenciar no cotidiano da comunidade em que ela está localizada, melhorando inclusive a segurança. Caso a proposta avance e o projeto seja viável, a administração tem interesse no modelo proposto", diz a nota emitida pelo órgão municipal. A administração municipal ainda reforçou que concorda com o presidente para melhorar a qualidade de ensino da educação básica do Brasil.
 
A Secretaria de Educação de Ferraz afirmou que todo projeto que contemple, ajude e contribua com a educação é de interesse da pasta responsável. "Toda escola ajuda na formação. A Educação ferrazense está aguardando resultados satisfatórios em outros municípios para que a cidade possa participar do planejamento deste tipo de educação".
 
A cidade de Mogi ressaltou que é necessário analisar todos os termos deste tipo de projeto e até o momento não há nenhum tipo de estudo sobre isso. Contudo, este assunto poderá ser considerado e analisado futuramente. "Os termos precisam ser analisados e debatidos para ver se isso seria viável à população".
 
A Prefeitura de Poá informou que não há nenhuma ação que contemple este tipo de educação na cidade. A administração municipal reforçou a questão das escolas de qualidade que estão em funcionamento na cidade. "Poá tem as melhores escolas de Ensino Fundamental do Alto Tietê e a cidade tem registrado avanço contínuo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos Ensinos Fundamental I e II. Este resultado confirma a evolução constante da Educação oferecida pela Prefeitura de Poá", finalizou a nota.