quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Inscrições para o Passe Livre Estudantil se encerram amanhã

Benefício que garante a gratuidade no transporte municipal deve ser solicitado de forma virtual; mais 4,6 mil pedidos já foram enviados

12 abril 2023 - 22h30Por de Suzano
A Prefeitura de Suzano alerta os estudantes sobre o prazo final das inscrições para solicitar o Passe Livre Estudantil para o primeiro semestre, que se encerram nesta sexta-feira (14/04). O benefício da gratuidade nas linhas municipais é destinado a quem possui renda familiar mensal inferior a três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário, comprovadas por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico). As inscrições devem ser feitas pelo site www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre e a entrega de documentos, de forma digitalizada, será aceita até o dia 12 de maio.
 
Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação recebeu 4.677 inscrições, ao passo que 2.018 pedidos já foram aprovados por se enquadrarem na qualificação para obter a gratuidade, a partir dos documentos apresentados. Do total de solicitações, 2.503 são para requerer a continuidade do benefício, enquanto outros 2.174 estão postulando o Passe Livre pela primeira vez.
 
O número de estudantes contemplados com o benefício neste semestre supera em 53% o quantitativo registrado no mesmo período do ano passado. Já em relação ao perfil dos estudantes inscritos, a maior parte integra o ensino universitário (47%) e técnico (31%).
 
O suzanense que for se inscrever pela primeira vez ou renovar seu benefício, deve clicar no botão vermelho “Inscrições/Consultas: 1º Semestre de 2023” e inserir seu CPF. Em seguida, o estudante informará os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail e número de celular, além de detalhes como a instituição de ensino, carga horária, curso e a linha utilizada no trajeto.
 
Após o preenchimento, o usuário deve salvar e imprimir o formulário, o encaminhando para validação da instituição de ensino. Passada essa fase, o interessado deve enviar o documento, a Folha Resumo do CadÚnico, RG, CPF e o comprovante de endereço pelo site do programa. O material será analisado, bastando ao munícipe aguardar a aprovação ou pedido de resolução de possíveis pendências da sua inscrição diretamente no portal.
 
Além da inscrição no site, o solicitante ainda pode encontrar as seções “Dúvidas Frequentes”, “Tutorial de Cadastramento” (em vídeo) contendo o passo a passo para realizar a inscrição no benefício e ainda o cronograma completo das etapas no semestre, assim como as exigências no momento do envio da documentação.
 
O secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, orienta a população a realizarem as inscrições o quanto antes. “A administração municipal está mobilizada para atender os estudantes que têm o direito à gratuidade. A partir daí, o interessado poderá disponibilizar a documentação necessária para proporcionar a concessão do benefício”, recomendou o chefe da pasta.
 
“Nossa missão é pensar como podemos potencializar o desenvolvimento dos estudantes da cidade e isso inclui fatores externos à sala de aula, como o deslocamento às instituições de ensino. Estamos sempre atentos às necessidades da nossa população e de que maneira podemos proporcionar as condições adequadas para facilitar o acesso dos estudantes à educação”, pontuou Bassini.