terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Jardim da Saúde vai ganhar nova escola no próximo ano em Suzano

Unidade tem capacidade para atender cerca de 560 crianças da educação infantil e ensino fundamental

22 dezembro 2022 - 14h20Por de Suzano

Suzano ganhará no início de 2023 mais uma escola municipal, que será instalada no Jardim da Saúde com capacidade para atender cerca de 560 crianças do G4 e G5, que são da educação infantil, e do 1º ano do ensino fundamental.

O imóvel está localizado na rua Lhubinko Raykov, 90, e abrigou até recentemente uma escola particular. A aquisição da propriedade pela Prefeitura de Suzano foi oficializada nesta terça-feira (20/12), por meio de contrato assinado no gabinete pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. 

Foram investidos para a compra do imóvel R$ 980 mil, por meio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) já reservados para esta transição. A previsão é de que duas unidades sejam inauguradas no próximo ano, sendo que a outra é a Escola Municipal Professora Ana Maria Barbosa Garcia, localizada no Parque Maria Helena e com previsão de atender cerca de 300 crianças da educação infantil.

A criação de uma nova unidade de ensino se mostrou um desafio para a administração municipal e para a Secretaria de Educação de Suzano, uma vez que a região onde está o Jardim da Saúde comporta outros bairros, como o Jardim Casa Branca, resultando em um local densamente povoado.

Porém, com a falta de áreas públicas para a construção de uma unidade, a saída encontrada pelo Executivo municipal foi adquirir o imóvel onde antes funcionava uma instituição de ensino particular.

Pelo aspecto prático, a medida vai desafogar as escolas municipais Professora Virgínia Ferreira Rafful e Professora Mércia Amaral Andrade Brito, além da Escola Estadual Tokuzo Terazaki, equalizando a oferta de vagas aos alunos, promovendo uma melhoria na qualidade de ensino para aquela região e acabando com chamado período intermediário, que ocorre entre a manhã e a tarde nas duas unidades da prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o imóvel vai passar por algumas adequações antes do início do ano letivo. “O prédio está pronto, o que já é uma vantagem enorme em relação a ter que construir uma escola a partir do zero. Entretanto, alguns ajustes terão de ser feitos antes de recebermos os estudantes, por isso vamos trabalhar para que esteja pronta o quanto antes”, destacou.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que será fundamental criar uma nova unidade de ensino naquela região. “Antes, as outras três unidades supriam a demanda por vagas, mas aquela região cresceu muito, houve melhoria das condições dos bairros, como pavimentação e a vinda de empreendimentos e, a partir dessa situação, começamos a pensar na criação de uma nova escola para atender aquela população”.

O chefe do Executivo ainda agradeceu ao secretário de Educação e aos vereadores Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde, e Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei, que ajudaram a viabilizar o projeto. “Sempre gosto de dizer que ninguém faz nada sozinho, por isso quero agradecer ao secretário Leandro Bassini e aos vereadores Professor Edirlei e Baiano da Saúde, por nos apoiarem e serem cruciais na concretização desse projeto”.

Durante a oficialização da aquisição do imóvel também estiveram presentes a gestora estratégica da Secretaria da Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; o diretor da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, José Serafim; e o representante do 1º Cartório de Registro de Imóveis de Suzano Márcio Nisiyamamoto.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também