sexta 26 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Patrulha Maria da Penha registra 6,9 mil atendimentos

Grupamento ainda prendeu 14 agressores, segundo levantamento

07 janeiro 2023 - 11h00Por de Suzano
Modelo de referência para o Alto Tietê e para outras cidades brasileiras, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, promoveu no ano passado 6.911 atendimentos às mulheres da cidade por meio rondas e acompanhamentos visando a integridade física e emocional da população feminina, uma média de quase 19 diárias, além disso o grupamento recebeu 498 entradas de novos pedidos de medida protetiva, pouco mais de 41 por mês, e manteve o monitoramento de 203 mulheres que foram vítimas de agressão em Suzano durante o ano passado.
 
Dentre essas ocorrências atendidas em 2023, 14 delas acabaram resultando em prisões feitas pelos agentes, sendo que em quatro delas a irregularidade cometida pelo agressor foi informada por meio do aplicativo para smartphone “Está Acontecendo”. O grupamento ainda impediu em fevereiro que uma tentativa de feminicídio tivesse um desfecho trágico.
 
Diferente de outros crimes, em que há o roubo, furto, estelionato ou tráfico de entorpecentes, as ocorrências que possuem o grupamento especializado da GCM que zela pela integridade das mulheres de Suzano trabalha muitas vezes com o agressor dentro da casa das vítimas, o que torna a situação delicada e diferentes dos outros delitos. Agir para impedir que a mulher, seja ela ex-esposa, mãe, irmã ou avó, sejam agredidas é um dos trabalhos da equipe, que ainda detém e leva o agressor para a delegacia de polícia em caso de desrespeito à medida protetiva.
 
Uma das provas que contribuem para o sucesso desse grupamento da guarda suzanense é o fato de que nos dias 8 e 9 de setembro 12 delegações compostas por 35 pessoas participaram de um curso oferecido em Suzano sobre os métodos utilizados pelos agentes. Na ocasião participaram GCMs de São Caetano do Sul (3), Mairiporã (2), Ferraz de Vasconcelos (2), São Bernardo do Campo (6), Mauá (2), Ibiúna (2), Santa Bárbara d’Oeste (3), Diadema (3), Guarujá (5), São Vicente (4), Itajaí-SC (2) e Joinville-SC (1).
 
Continuar com o bom trabalho realizado ao longo deste ano a partir de 1º de janeiro de 2023 é o grande desafio para a Patrulha Maria da Penha, que conta com agentes treinados para agir em situações que podem envolver grande nível de estresse.
 
“A Patrulha Maria da Penha é um dos nossos orgulho e poder contar com esse grupo nos dá tranquilidade por saber que as moradoras de nossa cidade são assistidas por essa equipe. De minha parte eu só tenho a agradecer pelo grande trabalho desenvolvido durante este ano para trazer tranquilidade ao público feminino e espero que no próximo ano a Patrulha Maria da Penha possa continuar a desenvolver um serviço de excelência”, destacou o secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva.
 
Para que as equipes possam agir com rapidez nos casos de agressão ou desrespeito às medidas protetivas, a Patrulha Maria da Penha conta com o auxílio da tecnologia e o apoio do aplicativo “Está Acontecendo”, meio pelo qual as vítimas podem acionar uma viatura mais próxima, além dos telefones 4745-2150 e 153.