quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Prefeitura de Suzano abre inscrições para o 'Passe Livre' nesta segunda-feira

Para ter acesso ao benefício, o estudante deve residir em Suzano e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário

07 janeiro 2023 - 16h00Por Da Reportagem Local

A Prefeitura de Suzano abre nesta segunda-feira (9/01) as inscrições para o “Passe Livre Estudantil” visando o retorno das aulas neste primeiro semestre. A iniciativa é feita por meio da Secretaria Municipal de Educação e chega ao seu 10º ano de realização, garantindo a gratuidade nas linhas municipais aos estudantes. O cadastro deve ser feito de forma virtual até 14 de abril no site www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre.

Para ter acesso ao benefício, seja pela primeira vez ou renovação, o estudante deve residir em Suzano e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário comprovadas por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico).


No portal do “Passe Livre'', o suzanense deve clicar no botão vermelho “Inscrições/Consultas: 1º Semestre de 2023” e inserir seu CPF. Em seguida, o estudante informará os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail e número de celular, além de detalhes como a instituição de ensino, carga horária, curso e a linha utilizada no trajeto.

Após o preenchimento, o usuário deve salvar e imprimir o formulário, o encaminhando para validação da instituição de ensino. Passada essa fase, o interessado deve enviar o formulário completo, a Folha Resumo do CadÚnico, RG, CPF e o comprovante de endereço pelo site do programa. O material será analisado, bastando ao munícipe aguardar a aprovação ou pedido de resolução de possíveis pendências da sua inscrição diretamente no portal.

Além da inscrição, no site do “Passe Livre” o solicitante ainda pode encontrar as seção “Dúvidas Frequentes”, com um vídeo tutorial contendo o passo a passo para realizar a inscrição no benefício e, ainda, o cronograma completo das etapas no semestre e as exigências no momento do envio da documentação.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que os suzanenses devem ter atenção no processo, desde a solicitação do benefício até a concessão. “Por mais que o programa seja conhecido e amplamente divulgado, são muitos os estudantes que se cadastram nessa abertura, por isso ressaltamos que quanto mais cedo for feita a entrega da documentação, melhor”, recomendou o chefe da pasta.


“Estamos sempre pensando no melhor para o desenvolvimento dos alunos da cidade e isso inclui também fatores externos à sala de aula, como o acesso às escolas e às instituições de ensino. Por exemplo, no último semestre, tivemos mais de 3,6 mil estudantes inscritos no ‘Passe Livre’ e, dessa vez, nossa expectativa é elevar ainda mais esses números para garantir o acesso dos nossos moradores aos estudos”, pontuou Bassini.