quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Prefeitura executa serviços para retirada de resíduos do rio Una

Serviço entre as duas pistas da avenida Governador Mário Covas Junior

25 novembro 2022 - 17h00Por Da Reportagem Local
A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano deu início no último sábado (19/11) a um trabalho de limpeza do rio Una, entre as duas pistas da avenida Governador Mário Covas Junior, a Marginal do Una, para impedir que o rio fique cheio durante o período de chuvas. 
 
A iniciativa, que já ocorre normalmente ao longo do ano, ganhou um reforço antes do verão para melhorar a vazão da água e impedir o acúmulo de água.
 
O serviço ainda seguirá durante a semana, podendo ser ampliado até o começo de dezembro. “Nós já realizamos os trabalhos em valas e córregos de forma rotineira, mas vamos intensificar agora como meio de prevenção aos alagamentos. Suzano está há um bom tempo sem esse tipo de situação e queremos manter assim com esses trabalhos de prevenção”, destacou o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.
 
As ações serão concentradas nas margens do corpo d’água, com a retirada de resíduos feita por meio de veículos como escavadeiras e pás carregadeiras e colocadas em caminhões para terem o destino correto. Nos próximos dias, também deve ocorrer a limpeza no interior da parte canalizada do rio Una. “O veículo consegue entrar no espaço removendo toda a sujeira que existe lá e depois despeja no caminhão para a retirada”, definiu o secretário.
 
Embora este serviço de caráter preventivo vá ocorrer de forma pontual no rio Una, a Prefeitura de Suzano, somente neste ano, já removeu de outros corpos d’água, valas e bueiros 2.276 toneladas de resíduos e entulhos. Os dados abrangem os meses entre janeiro e setembro, o que equivale a retirada de 8,36 toneladas por dia de objetos retirados, capacidade média de um caminhão basculante. 
 
“É um trabalho que não para e que estamos reforçando com essas ações voltadas para o rio Una. O objetivo de tudo isso é impedir a formação de alagamentos com o transbordamento do rio em razão da pouca vazão da água, ocasionada por obstruções, e garantir a segurança de quem trafega e anda pela Marginal do Una”, definiu.