sexta 26 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Prevenção ao suicídio será debatida em audiência pública

Audiência pública acontece hoje, às 18 horas, na Casa de Leis de Suzano. Ciclo de palestras trará especialistas

26 setembro 2017 - 10h15Por De Suzano
A Câmara de Suzano realiza nesta terça-feira (26), a partir das 18 horas, uma audiência pública com ciclo de palestras que tratará sobre a prevenção ao suicídio. A ação será comandada pela Comissão Permanente de Política Social, que é presidida pelo vereador Lisandro Frederico (PSD).
 
O ciclo de palestras contará com a participação de Dulce Ramos (psicóloga que tratará sobre depressão na visão da psicologia); Leandro Bassini (educador e falará sobre bullying); Jussara Pantaleão (ligação com a religião); Ana Rosa Augusto (depoimento pessoal); representante do Centro de Valorização à Vida (CVV) (atendimento do CVV); Luis Claudio Guillaumon (secretário de Saúde de Suzano, que falará sobre o processo do SUS para esse tipo de atendimento).
 
Lisandro explicou que o assunto é pouco abordado. "O tema suicídio, infelizmente, ainda é um tabu. A contradição é que a informação e o debate sobre o assunto são ferramentas importantes de combate ao crescimento no número de casos registrados no país. O suicídio tem destruído vidas e famílias. O índice de mortes causadas por ele é superior a doenças como Aids e alguns tipos de câncer", pontuou.
 
"De acordo com os números oficiais do Ministério da Saúde, 32 brasileiros se matam por dia. E falar sobre o assunto é a melhor solução, por isso, a Câmara de Suzano dará a sua contribuição colocando este tema como foco das discussões. Teremos a oportunidade de ouvir especialistas e pessoas que tiveram a vida completamente mudada, após um caso de suicídio na família". A audiência será transmitida na íntegra pelo canal da Casa de Leis no YouTube (TV Câmara de Suzano).
 
Conscientização
 
Setembro amarelo é uma campanha mundial anual de conscientização sobre e para a prevenção do suicídio. No país, a ação foi implantada inicialmente em Brasília, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 
 
No mundo, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) é que propaga a divulgação da causa, juntamente à Organização Mundial da Saúde (OMS). Em parceria, ambas instituíram em 2003, no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.