quinta 18 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Procon dá dicas sobre como evitar cair em golpes financeiros

Diretora Daniela Itice aborda cuidados necessários com redes sociais, negociações remotas e captação de dados sem autorização

20 dezembro 2022 - 10h00Por de Suzano
O Procon Suzano faz um alerta aos munícipes acerca de golpes pela internet e recomenda maneiras de como evitá-los para garantir um bem-estar financeiro no final do ano. Com orientações da diretora Daniela Itice, os principais alertas englobam empréstimos e as redes sociais.
 
Neste período de festas e de grande movimentação financeira, o órgão chama a atenção sobre diversos golpes aplicados no ambiente virtual, com coleta de dados de documentos, senhas e fotografias com o objetivo de se criar operações sem o conhecimento das vítimas. Um dos principais exemplos envolve os empréstimos consignados sem autorização, realizados quando o golpista entra em contato solicitando dados pessoais sob a alegação de ser necessário atualizar cadastros, o que não é verdadeiro.
 
A diretora relata que os estelionatários desenvolvem mais práticas com o advento de novas tecnologias, como a biometria facial. “Sempre que pedirem fotos e informações pessoais por meio remoto, sob a alegação de ser uma instituição financeira, atente-se e não forneça, pois nenhuma agência bancária realiza contratações ou atualizações de banco de dados desta forma”, destaca.
 
Daniela também recomenda o máximo de cuidado possível com as redes sociais, um dos meios mais utilizados para tais golpes. “Hoje em dia, com a liquidez da internet e o excesso de informações, pode ser fácil entrar em um site que capta seus dados automaticamente, ou ainda em um ambiente não oficial que se passa por lojas, bancos e outros. Por isso, é preciso ter atenção para evitar esses e outros perigos que podem resultar em clonagem de cartões, fraudes e outras situações”, relatou.
 
Além de golpes, também é essencial ter atenção às próprias práticas, mesmo quando plenamente legais. Segundo Daniela, contratar empréstimos pode ser benéfico de forma pontual, mas em excesso corre o risco de gerar dores de cabeça. “Acumular empréstimos é um vício extremamente perigoso, pois torna-se uma espiral onde o contratante eventualmente chega ao ponto de abrir um consignado para pagar outras dívidas pendentes”, afirmou.
 
O consumidor pode realizar denúncias indo pessoalmente até a sede do Procon de Suzano, que fica na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou, ainda, por meio do telefone (11) 4744-7322 e pelo e-mail procon@suzano.sp.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também