Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Quase mil pessoas fazem cadastro biométrico nos cartórios de Suzano

29 SET 2015 - 08h01

Em um mês, quase mil pessoas fizeram o cadastramento biométrico nos cartórios eleitorais de Suzano. O processo começou em 27 de agosto. Com isso, nas eleições municipais do próximo ano, os eleitores já poderão votar por meio do novo sistema de identificação. A intenção do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é de que até 2018 todos os eleitores estejam cadastrados biometricamente.

A 181ª Zona Eleitoral da cidade registrou 539 eleitores no novo sistema, enquanto a 415ª Zona Eleitoral contabilizou 459 cadastramento biométrico. Um total de 998 eleitores.

A responsável pela 415ª Zona Eleitoral, Izânia Alves do Nascimento, afirmou que a procura está sendo grande, já que desde que o procedimento começou em Suzano ainda não houve uma divulgação grande.

“Todos que comparecem ao cartório eleitoral nós fazemos o registro e também já fazemos o cadastro biométrico. Desde 27 agosto deste ano estamos fazendo isso. O movimento está contínuo. É preferível que a pessoa faça o agendamento no site do TRE e busque a opção do cadastramento”, explicou a chefe da 181ª Zona Eleitoral, Imaculada Pires de Almeida.

Para fazer o cadastramento, o eleitor precisa agendar no site do TRE-SP . O agendamento é obrigatório por conta da capacidade diária dos cartórios em atender os eleitores.

Para agendar, basta acessar a página. Após isso é só ir ao cartório eleitoral na data marcada, levando um documento, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens, que tem entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

Apesar de o cadastramento ainda não ser obrigatório, é recomendável que o eleitor procure pelo serviço e para que, futuramente, não enfrentem filas.

BIOMETRIA

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos (polegar ou indicador) no leitor do microterminal e, em seguida, ele é liberado para votar na urna eletrônica.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias