quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Secretaria de Segurança Cidadã apresenta balanço de ações

Audiência pública com os vereadores ocorreu na última terça-feira (06/12) e apontou dados registrados

08 dezembro 2022 - 22h07Por de Suzano
A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano apresentou na última terça-feira (06/12) o balanço de ações da pasta referente aos dados do último quadrimestre, entre os meses de agosto e novembro. Neste período, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) registraram 1.645 ocorrências, sendo um número que supera a produção do mesmo período do ano anterior em 10,4%. A apresentação, liderada pelo secretário interino Afrânio Evaristo da Silva, foi acompanhada por coordenadores de grupamentos e demais membros da pasta, além de parlamentares.
 
De acordo com o levantamento, durante o período, foram atendidas 316 ocorrências de perturbação do sossego, 61 casos de apreensão de entorpecentes e seis flagrantes de tráfico, totalizando 14,8 quilos de drogas retirados das ruas. As equipes ainda garantiram a apreensão de três armas verdadeiras e cinco falsas, além de assegurar a localização de 53 automóveis.
 
A pasta destacou também a atuação da Patrulha Maria da Penha, que é referência nacional no combate e prevenção à violência doméstica. Durante o quadrimestre, os agentes realizaram 203 atendimentos e 2.271 rondas, garantindo a segurança de 174 mulheres acompanhadas pelo grupamento. Além disso, quatro prisões foram efetuadas em descumprimento às medidas. Outro destaque apontado foi a detenção da chamada “Quadrilha do Pix”, pelo Canil da GCM.
 
O chefe da pasta reforçou a importância da união das equipes para resultados efetivos ao município, pontuando também outras ações estratégicas de prevenção. “A segurança de Suzano segue fortalecida, com agentes preparados e equipamentos especializados. Entre eles está a nossa Central de Segurança Integrada (CSI), responsável por 90% das ocorrências verificadas pela GCM. Atuamos também de maneira educacional, enfatizando nosso compromisso com a sociedade, por meio do Grupo Unido da Ação de Resistência às Drogas (Guard) e do projeto ‘Maria Vai à Escola’”, explicou.
 
O secretário ainda pontuou a atividade da Defesa Civil de Suzano, que registrou 472 ocorrências no quadrimestre, com 246 vistorias. “As áreas de risco são monitoradas diariamente para que todo trabalho preventivo tenha efeito positivo, reduzindo as ocorrências de grande impacto. No último ano tivemos uma redução considerável em relação a períodos anteriores, com apenas um alagamento verificado entre agosto e novembro”, disse.
 
Por fim, o secretário agradeceu o apoio da Câmara de Suzano e apresentou os investimentos realizados por meio das emendas parlamentares destinadas pelos vereadores. “A Casa Legislativa representa papel fundamental para o sucesso de nossas ações, atuando de maneira estratégica e atenta às demandas da pasta e da população”.
 
A audiência também foi acompanhada pelo diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler, e pelos vereadores Jaime Siunte; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.