A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que há a possibilidade de o Alto Tietê ser contemplado com uma delegacia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). De acordo com a SSP, estudos estão em andamento para que os locais no Estado, onde serão instaladas as delegacias do Deics, possam ser definidos. "Em relação aos Deics regionais, estudos estão em andamento para definir os locais onde elas serão instaladas", informou a nota emitida pela Secretaria.
O órgão de execução da Polícia Civil tem como objetivo realizar o exercício das atividades de polícia judiciária na apuração dos delitos de autoria conhecida e desconhecida, visando a repressão as infrações penais praticadas contra o Patrimônio, a Propriedade Imaterial, a Fé Pública e as cometidas por meios eletrônicos. Cabe ao Deic, ainda, controlar as atividades referentes ao emprego operacional das aeronaves da Polícia Civil, bem como manter atualizadas as normas pertinentes, além de planejar e executar ações estratégicas de repressão ao crime organizado, no Estado de São Paulo.
O Departamento é especializado em combater criminosos ligados à facção criminosa e em casos de roubo. O Departamento Estadual de Investigações Criminais foi criado com Decreto Estadual 52.213, de 24 de julho de 1969.
De acordo com dados do site da Polícia Civil, o Deic possui em sua estrutura seis Divisões Policiais, somando um total de 18 Unidades Especializadas.
DELEGACIA DE SUZANO
Sobre a Delegacia Central de Suzano, a SSP afirmou que "a Polícia Civil esclarece que a tratativa é para a regularização do terreno onde já funciona a Delegacia de Suzano".
Em maio, o delegado Jair Barbosa Ortiz, responsável pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, afirmou que cobrava do Estado celeridade aos trâmites das reformas das delegacias do Alto Tietê. À reportagem, na época, Ortiz disse que "os distritos policiais precisam ser revitalizados, principalmente a delegacias centrais de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos".