segunda 27 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Dicas

Sete dicas de saúde para viajar com tranquilidade nas férias

Especialistas da Clínica High Five falam sobre cuidados com alimentação, exposição ao sol, postura, exercício físico e consumo de bebidas alcoólicas

14 dezembro 2022 - 15h15Por Da Reportagem Local

O fim do ano está quase aí, trazendo consigo o verão, as férias e as viagens em família. Essas atividades convidam a sair da rotina, afinal, todos esperam por esse momento, em que o trabalho e os estudos aguardam um pouco, abrindo espaço para momentos de lazer, descontração e recarga.

Essas mudanças nos afazeres diários são muito prazerosas, no entanto, alterações bruscas podem fazer o organismo estranhar a novidade, abrindo brechas para mal-estares e desconfortos, que colocam em risco a diversão. Sem falar nos excessos, que podem fazer aquela tarde na praia acabar no hospital, por conta de uma intoxicação alimentar ou exagero com bebidas alcoólicas.

E, para ajudar você a curtir as férias sem imprevistos, a clínica High Five, localizada em Sorocaba, reuniu um time de especialistas, que elencou as principais dicas para viajar com saúde. 

A primeira é a atividade física. Disciplina é tudo. Para Dr. Sérgio Pistarino, médico do esporte e CEO da clínica High Five, aconselha olhar para prática como um momento de cuidado com o seu corpo e mente. “Aproveite o tempo livre de férias para intensificar as práticas de atividade física ou, se você ainda não realiza nenhum exercício e consta na sua lista de promessas, não deixe que esse objetivo se perca no papel”, orienta. 

Evite dores musculares. Ninguém merece preparar uma viagem e, ao chegar no destino, ficar com dores nas costas ou no pescoço, não é mesmo? Grande parte das dores ocorre por conta da má postura. Uma boa dica é priorizar a ergonomia, ajustando a altura do banco do carro, do encosto de cabeça, assim como a distância até os pedais. Alguns veículos também permitem regular a altura e profundidade do volante, assim como o cinto de segurança. Além disso, é bom parar, de vez em quando, para esticar os músculos e mover as articulações, recomenda, Glasiela Pereira, fisioterapeuta da High Five.

A hidratação também é imprescindível, afinal, o sol, o calor e a prática esportiva fazem o corpo perder muitos líquidos, que precisam ser repostos com água, sucos naturais de frutas, água de coco ou isotônicos. Lembrando que as bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, aumentam a desidratação. Também é melhor evitar os refrigerantes e sucos artificiais, que contêm muito açúcar e substâncias que fazem mal à saúde, indica o médico do esporte da High Five, Dr. Sérgio Pistarino. 

Alimentação. É outra questão sempre lembrada durante as viagens e não é à toa, afinal, comer demais, ou ingerir algo estragado, pode facilmente interromper as férias. Dra. Ellen Oliveira, nutricionista da High Five aconselha quem vai dirigir a não ingerir alimentos pesados, como alimentos gordurosos (fritura, carnes gordas) e açucarados (doces com alto teor de açúcar, massas) e em excesso, pois pode causar sonolência e aumentar o risco de acidentes. Evitar comer em locais de procedência duvidosa e não armazenar alimentos perecíveis sem refrigeração também são atitudes fundamentais para evitar intoxicações alimentares. 

Protetor solar. Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado, aconselha a Dra. Mel Diniz, médica na área de estética da High Five. Além do filtro solar, a especialista lembra que é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar. O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).  “Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água”, orienta a médica.

Vai descer a serra ou viajar de avião? Evite aquela sensação de ouvido entupido mascando chicletes durante a viagem. O entupimento acontece pela rápida mudança de pressão atmosférica, que obstrui os ouvidos, devido à variação de altitude. Ao fazer o movimento de mastigação, o sistema auditivo é estimulado a igualar a pressão interna à externa com mais rapidez, inibindo o sintoma. A dica é do otorrinolaringologista, André Cavallini.

Cuidado com a trombose. Passar muitas horas sentado, na mesma posição, aumenta os riscos de sofrer com trombose, que é a coagulação do sangue dentro das veias. O coágulo pode se desprender e chegar até o coração e pulmões ocasionando uma patologia grave chamada Embolia Pulmonar.

O risco é maior em pessoas com tromboembolismo prévio, trombofilias conhecidas, índice de massa corporal acima de 40kg/m2 (obesidade grau 3), câncer ativo, cirurgias de grande porte recente (menos de 1 mês), uso de anticoncepcional/ terapia de reposição hormonal e que estão viajando a mais de 6 horas. Uma forma de diminuir as chances do problema é andar pelos corredores do avião/ônibus ou movimentação ativa de pés e pernas enquanto sentado (dorsiflexão plantar). Em alguns casos pode ser necessário uso de meia elástica ou até anticoagulantes. Quem dá o conselho é a Dra. Juliane Orati, médica cardiologista da High Five. 

As festas de final de ano são uma ótima oportunidade para se divertir, reencontrar amigos e familiares, guardando ótimas lembranças. Para que tudo ocorra bem, é fundamental ter responsabilidade, evitar excessos e não se esquecer de cuidar bem da saúde. 

A Clínica High Five Health fica localizada em duas unidades. Na rua João Crespo Lopes, 671, no Jardim Eltonville, em  Sorocaba. E em São Paulo, dentro da Clínica Physic, na avenida República do Líbano, 592. 

Mais informações podem ser obtidas pelo site h5health.com.br ou nas redes sociais  @h5health.  

O atendimento é de segunda a sexta, das 08 às 21 horas, e no sábado, das 8 às 12 horas.