terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano apresenta avanços do Plano de Drenagem

Técnicos destacaram o andamento do plano e os resultados parciais do estudo

04 novembro 2022 - 12h00Por Da Reportagem Local
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, apresentou ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) os avanços do Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais (PMDMAP), em execução pelo consórcio Base/IEME Brasil. Na oportunidade, técnicos destacaram o andamento do plano e os resultados parciais do estudo.
 
De acordo com o chefe da pasta municipal, Elvis Vieira, a apresentação em conferência online faz parte da etapa de divulgação dos resultados parciais do PMDMAP. A expectativa é de que os avanços também sejam apresentados ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e às entidades de classe no próximo dia 18 (sexta-feira).
 
Segundo o secretário, os resultados obtidos ao longo do período de execução do plano já possibilitaram mudanças importantes desde 2017. “Essa atualização de dados referente às áreas citadas, especialmente as de mananciais, possibilitou ações concretas por parte da administração. Neste período, exploramos o material de estudo do consórcio Base/IEME Brasil e reassentamos mais de 700 famílias que estavam em área de risco, sendo uma decisão importante para a promoção de moradias dignas”, disse.
 
A apresentação foi liderada pelo coordenação de hidrologia e hidráulica do consórcio Base/IEME Brasil, Sidnei Ono, e acompanhada pelo agente técnico do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (CTH/DAEE), Ancelmo Arantes Valente; e por membro do CBH-AT e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), responsável pelo financiamento do projeto que visa um diagnóstico completo do município, permitindo o pleiteamento da cidade em novos financiamentos junto a órgãos estaduais e federais para o gerenciamento das águas de chuva e para obras contra enchentes e alagamentos.
 
“O plano é uma importante ferramenta que já vem sendo aplicada em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, visto a parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para ações de limpeza e manutenção nos rios e córregos da cidade. O resultado efetivo são esses últimos três anos sem o registro de enchentes em área de risco, sendo um bom exemplo do que vem sendo feito neste convênio com a IEME Brasil e o Fehidro para o desenvolvimento estratégico da cidade”, concluiu o secretário. 

Deixe seu Comentário

Leia Também