terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano cria Grupamento Ambiental e reforça GCM com 76 armas e 16 agentes

Anúncio foi feito ontem pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi durante solenidade no Paço Municipal ao lado de secretários

08 dezembro 2022 - 05h00Por Ingrid Leone - de Suzano
A Prefeitura de Suzano apresentou 16 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), anunciou a criação do Grupamento de Patrulha Ambiental (GPA) e entregou 76 armas, nesta quarta-feira (7), em evento realizado no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. 
 
Os agentes concluíram na última semana o Curso de Formação da GCM e estão trabalhando, junto à equipe ambiental. As armas também já foram entregues.
 
O secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo, destacou a importância do novo armamento para a equipe de policiamento, uma vez que desde 2018, a GCM é armada. 
 
Segundo Evaristo, desde 2017, quando o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) assumiu, reconheceu a necessidade. “A realidade que vivemos hoje é totalmente diferente”, disse. Ele acrescentou como toda a tramitação necessária foi feita junto à Polícia Federal e ao exército para “armar a nossa GCM”. 
 
Os agentes devem compactuar para a queda no número de crimes. 
 
Para o prefeito Ashiuchi, “a diminuição da criminalidade tem duas formas, a emergencial que estamos fazendo, e a social. Em Suzano estamos investindo no esporte e na cultura. Em novas vagas, principalmente, nas áreas periféricas e na área central”, disse. 
 
Nos próximos anos, o prefeito ainda acredita que será necessário uma parceria entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil. “Cada cidade se faz necessário ter um efetivo forte, um efetivo comprometido, preparado, inclusive em usar armas por questões psicológicas”, comentou Ashiuchi. 
 
“A segurança pública não depende só da GCM, aliás, vivemos um momento controverso, e de desentendimento com os tribunais superiores. Mas ela é direito e responsabilidade de todos. Muitas vezes a GCM integra forças tarefas junto a Polícia Militar e Polícia Civil, no combate a criminalidade”, ressalta Evaristo.
 
GRUPAMENTO AMBIENTAL 
 
Quanto ao grupamento ambiental, proveniente de um convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura, o combate será voltado contra ao parcelamento ilegal de solo. “A grilagem já combatemos, vários casos relatados, várias pessoas nos nossos DPs [Distrito Policial] de Suzano. Agora nós vamos intensificar”, reforçou Ashiuchi. 
 
Na apresentação, o prefeito ainda confirmou a reformulação, construção e adaptação de um novo espaço para a Guarda Civil Municipal. 
 
O novo grupamento, inédito na atual gestão, é composto por seis guardas, sob a liderança de Edmundo Gomes, que têm formação de biólogo, e ainda conta com um veículo Mitsubishi Triton L200, adquirido por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, para rondas nas áreas de vegetação mais densa.
 
O sexteto, depois de apresentado, já começou a trabalhar pela segurança e preservação não só do meio ambiente de Suzano como também de todos os moradores que vivem perto desses locais. A GPA se junta agora às demais equipes especiais da GCM: Canil, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Base de Segurança Integrada (BSI), localizada na Praça João Pessoa.

Deixe seu Comentário

Leia Também