segunda 26 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano entrega 69 matrículas de regularização fundiária no Jd. Belém

Famílias participaram de cerimônia com o prefeito Rodrigo Ashiuchi no Cineteatro Wilma Bentivegna na terça-feira (14/12)

16 dezembro 2022 - 10h00Por de Suzano
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, realizou na tarde desta quarta-feira (14/12) a cerimônia de entrega de 69 matrículas de regularização fundiária no Jardim Belém, na região central da cidade. O encontro contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi e marcou a titularização oficial dos lotes aos seus ocupantes como proprietários.
 
A atividade foi liderada pelo chefe da pasta, Elvis Vieira, e pelo diretor de Habitação da Prefeitura de Suzano, Miguel Reis Afonso. Na oportunidade, a entrega das matrículas às famílias contempladas representou a etapa final de um processo que se iniciou em 2020, com a análise de 252 lotes.
 
O montante foi dividido em duas fases, sendo que na primeira são 144, dos quais 69 foram entregues, superando todos os procedimentos de coleta da documentação para registro das matrículas dos imóveis em cartório, como exige o programa Cidade Legal, do governo do Estado.
 
“A matrícula da propriedade é um documento oficial, cedido pelo Cartório de Registro de Imóveis da cidade, que legaliza uma propriedade até então irregular, de modo a garantir o direito à moradia aos cidadãos beneficiados. A emissão de atestado de regularização fundiária faz parte do programa Cidade Legal, realizado por meio de parceria entre a administração municipal e o governo do Estado. Ficamos muito felizes em oportunizar esse momento para tantas famílias”, explicou o secretário.
 
O diretor de Habitação, Miguel Reis Afonso, também destacou a importância da entrega do documento que oficializa a posse. “Sem dúvida, essas entregas vão encorajar muito mais famílias a darem entrada na documentação e também a conquistarem essa titularidade tão aguardada”. 
 
Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi pontuou o valor desse progresso para as famílias contempladas. “Essa entrega é fruto de uma reunião que tivemos com a comunidade tempos atrás e de lá para cá foram muitos desafios diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas hoje, graças a Deus, estamos aqui para finalizar esse capítulo. Fizemos questão de garantir essa cerimônia ainda em 2022, para que as famílias tenham ainda mais motivos para comemorar o Natal e a chegada do Ano-Novo. Para além da valorização do imóvel, por trás de cada matrícula tem a história de uma vida inteira de trabalho que agora é oficializada”, parabenizou Ashiuchi.
 
Na ocasião, o chefe do Executivo também enalteceu a parceria com parlamentares que trabalham pelo desenvolvimento. “Ninguém faz nada sozinho, por isso hoje também é um dia de agradecer aos colegas vereadores da Câmara de Suzano e, em especial, aos deputados André do Prado (estadual) e Marcio Alvino (federal) que tanto nos ajudam na pauta da Habitação”, finalizou.
 
A cerimônia também foi acompanhada pelo secretário interino de Segurança Cidadã e chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva; e pelos vereadores Antonio Morgado, o Professor Toninho Morgado; Joaquim Antônio da Rosa Neto; Marcel Pereira de Silva, o Marcel da ONG; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.