segunda 26 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano entrega primeiras matrículas de imóveis em 2023

Famílias do bairro Nova Vila Rica conquistaram a regularização de seus terrenos

13 janeiro 2023 - 22h41Por de Suzano
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, realizou a primeira entrega de matrículas fundiárias de 2023 na manhã desta sexta-feira (13/01), no Cineteatro Wilma Bentivegna. Na ocasião, oito famílias do bairro Nova Vila Rica, no distrito de Palmeiras, receberam os documentos que ratificam a regularização concluída em 23 de dezembro do ano passado.
 
Até então, a área de 2.787 mil metros quadrados era preenchida por terrenos sem titularização que, por meio do programa municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), foi dividida em 16 lotes proporcionais para os residentes. Com metade das matrículas entregues, a expectativa é que os documentos restantes sejam assinados pelos outros residentes do local, tendo assim a garantia da legalidade plena das propriedades.
 
Segundo os moradores, a área havia sido vendida ao grupo no final da década de 1990, mas devido à falta de titulação adequada por parte do antigo proprietário, os terrenos não estavam em sua posse legal, sendo esta uma reivindicação feita desde então. Porém, as tratativas e os estudos na área se intensificaram nos últimos anos, propiciando a regularização para os munícipes.
 
De acordo com Valdir Alves do Santos, morador há mais de 15 anos do local e que esteve em contato com a prefeitura durante o processo, poder garantir a legalidade do terreno onde ele, sua esposa e seus dois filhos residem é emocionante. “Estamos naquela área há tanto tempo e agora, vê-la regularizada, nos faz ver o dia a dia e a nossa situação de uma forma mais digna. Depois disso, não tenho nem palavras para expressar minha gratidão à prefeitura, que ajudou a concretizar nosso sonho de tantos anos”, disse ele, que esteve presente no cineteatro, acompanhado de outros moradores.
 
Para o diretor de Habitação de Suzano, Miguel Reis Afonso, incluir moradores na legalidade de forma conjunta é um dos princípios da administração da Prefeitura de Suzano. “Regularização fundiária não se faz sem a parceria com a comunidade. Esse é um trabalho feito a várias mãos por meio da boa política, sendo algo que garante mais dignidade às famílias que tanto lutam por esse sonho”, afirmou.
 
Já de acordo com o secretário de Planejamento Urbano suzanense, Elvis Vieira, a atuação do setor independe do tamanho do bairro ou da quantidade de famílias, pois a administração municipal trabalha por todos. “Da mesma forma que providenciamos as melhores condições possíveis para 800 famílias, também apoiamos grupos menores de áreas menos densas. No caso dessas pessoas, são cerca de 25 anos batalhando por essa regularização e hoje concretizamos este sonho”, relatou Vieira.
 
Por sua vez, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, que representou o prefeito Rodrigo Ashiuchi na solenidade, afirmou que uma matrícula fundiária é mais que um documento, pois representa a materialização de um sonho e de um lar digno sendo entregue às famílias.
 
“Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi, parabenizo o secretário Elvis, o diretor Miguel e toda a equipe pelo empenho nessa regularização que vai mudar para melhor a vida dessas famílias. Nosso esforço diário é para que cada habitante da cidade possa ter um lugar digno para morar e que o possa chamar de seu”, finalizou.